Prevalência de enteroparasitos em crianças de uma unidade de educação infantil municipal de Rondonópolis – MT

Jéssica Teixeira Zamprone, Daiane Laingvoit Wilhelms Reimann, Daniele Cristie de Moura, José Henrique Francisco Roma, Ludiele Souza Castro, Aline Pereira Marques, Lisie Souza Castro, Marcondes Alves Barbosa da Silva, Laura Valdiane Luz Melo

Resumo


Objetivos: Este estudo teve como um de seus objetivos avaliar a presença de enteroparasitos em crianças que frequentavam um Centro de Educação Municipal Infantil (CMEI) de Rondonópolis - MT. Métodos: Foram realizadas as coletas das amostras fecais no período de março a maio de 2016 e, posteriormente, analisadas pelo método de Hoffman, Pons e Janer (HPJ) no laboratório de Ciências Básicas da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis, finalizando com um questionário sócio demográfico de fatores de risco para a infecção. Resultados: Entre as 57 crianças pesquisadas, detectou-se positividade para enteroparasitoses em 10 (17,54%) delas, o parasita mais prevalente foi a Giardia lamblia (70%). Em relação ao sexo, a maior positividade das amostras se deu entre crianças do sexo masculino. Conclusão: Os achados dessa pesquisa demonstram que, embora o Ministério da Saúde venha aplicando medidas de controle dos enteroparasitos como o Programa Saúde na Escola, mais medidas deverão ser tomadas, principalmente pelos profissionais de saúde da Atenção Primária. Uma medida simples e eficaz é a educação em saúde executada de forma específica para a conscientização dessas crianças e de seus responsáveis sobre cuidados e higienização para uma melhor qualidade de vida.


Palavras-chave


Parasitos; Fatores de risco; Educação Infantil

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i2.1209.p150-154.2017

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.