Educação continuada em unidade de terapia intensiva: revisão da literatura

Autores

  • Laurindo Pereira de Souza Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal /RO- FACIMED.
  • Marcia Guerino de Lima Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal /RO- FACIMED.

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i1.137.p39-45.2015

Palavras-chave:

Educação continuada, Unidade de terapia intensiva, Enfermagem. Educação permanente

Resumo

Introdução: A educação continuada é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente destinado a atualizar e melhorar a capacitação de pessoas. Objetivo: Este estudo objetivou fazer uma revisão bibliográfica acerca da importância da educação continuada em unidade de terapia intensiva-UTI, revelar o ano dos artigos publicados, autores e os Estados em que foram publicados. Métodos: Trata-se de um estudo quantiqualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica publicada nos bancos de dados: LILACS (Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde), SciELO (Scientific Eletronic Library On-line) e BDENF(Banco de Dados em Enfermagem), tendo por descritores Decs: “educação continuada”, “unidade de terapia intensiva”, “enfermagem”, “educação permanente”. Estabeleceu como critérios de inclusão os artigos publicados nacionalmente, nos período compreendido entre 2000 a 2011, com uma amostra de 21 artigos. Resultados: Desse modo, a análise dos dados possibilitou identificar muita semelhança entre os estudos; o ano que obteve maior publicação foi 2006 com (19,04%), sendo a maioria dos pesquisadores (46.66%) com doutorado em enfermagem. Revelou também que o maior número de artigos publicados sobre o tema proposto, foi o estado de São Paulo, com 52,38% dos 21 artigos analisados, o que se justifica pelo fato de São Paulo ser uma região de referência na área acadêmica e de Saúde. Além disso, foi possível constatar que a unidade de terapia intensiva é um cenário para o qual toda a equipe multiprofissional deverá estar capacitada e qualificada a fim de exercer e executar suas funções com mais segurança. Considerações Finais: Acredita-se que o estudo fornecerá subsídio para a melhoria e a reflexão frente à tamanha importância da educação continuada voltada para a unidade de terapia intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurindo Pereira de Souza, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal /RO- FACIMED.

Mestrando em ciencias da saúde pelo IAMSPE/SP, especialista em terapia intensiva pela associação brasileira de terapia intensiva, docente do departamento de enfermagem da FACIMED. coordenador da CTI do hospital regional de Cacoal-RO.

Marcia Guerino de Lima, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal /RO- FACIMED.

Especialista em obstetrícia e obstetrícia social, docente do departamento de enfermagem da FACIMED/ Cacoal-RO.

Downloads

Publicado

2015-03-16

Como Citar

1.
Souza LP de, Lima MG de. Educação continuada em unidade de terapia intensiva: revisão da literatura. J Health Biol Sci. [Internet]. 16º de março de 2015 [citado 3º de julho de 2024];3(1):39-45. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/137