Evitabilidade da mortalidade infantil na região de saúde de Janaúba/Monte Azul, Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Faculdade de Guanambi http://orcid.org/0000-0003-2399-9526
  • Amanda de Andrade Costa Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros
  • Hildeth Maísa Torres Farias Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros
  • Ludmila Martins Ferraz Rocha Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros
  • Marcone Alkimim Oliveira Faculdade Santo Agostinho
  • Renata Fiúza Damasceno Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1424.p35-41.2018

Palavras-chave:

Mortalidade infantil. Causas de morte. Avaliação de serviços de saúde. Sistemas de informação.

Resumo

Introdução: após a investigação dos óbitos infantis, a equipe de vigilância de óbitos promove discussões com todos os profissionais atuantes nos cuidados à criança para a amplificação e detalhamento de cada caso, de modo a concluí-los e implementar estratégias de redução desses óbitos por causas evitáveis. Objetivo: analisar a evitabilidade da mortalidade infantil na região de saúde de Janaúba/Monte Azul, Minas Gerais, Brasil. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no Núcleo de Informação de Epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde da macrorregião norte do Estado de Minas Gerais. A região ampliada do norte do Estado de Minas Gerais é subdividida em nove regiões de saúde; sendo assim, a amostra foi composta apenas pelos óbitos da região de saúde de Janaúba/Monte Azul por deter o maior número de casos notificados de modo a compor 48 óbitos infantis investigados durante o ano de 2014. Utilizou-se um formulário de elaboração própria baseado na ficha de investigação de óbitos neonatais e infantis. Resultados: comparativamente, entre os anos de 2010-2014, o maior coeficiente de mortalidade infantil foi no ano de 2013 (15,96%) e o menor coeficiente foi em 2011 (10,14%). Houve uma maior concentração de óbitos infantis em crianças no período neonatal precoce, somando-se um total de 28 óbitos (7,25‰). Quanto à evitabilidade, dos 48 óbitos registrados no ano de 2014, 70,8% foram classificados como evitáveis. Conclusão: a maior parte dos óbitos infantis ocorridos na região de Janaúba/Monte Azul seria evitável por ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces das infecções e patologias clínicas identificadas durante o pré-natal, parto e nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Faculdade de Guanambi

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família (UNIMONTES), Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNIMONTES), Enfermagem do Trabalho (FG/UNIGRAD), Faculdade de Guanambi/FG, Guanambi (BA), Brasil.

Amanda de Andrade Costa, Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros

Enfermeira, Especialista em Gestão em Saúde da Família e Enfermagem em Saúde da Mulher, Referência Técnica em Políticas e Gestão da Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros/SRS-MOC, Montes Claros (MG), Brasil.

Hildeth Maísa Torres Farias, Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros

Enfermeira, Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família, Impactos da Violência na Saúde e Educação Profissional na área da Saúde: Enfermagem, Referência Técnica em Políticas e Gestão da Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros/SRS-MOC, Montes Claros (MG), Brasil.

Ludmila Martins Ferraz Rocha, Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros

Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Saúde da Família e Gestão Pública em Saúde, Referência Técnica em Políticas e Gestão da Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros/SRS-MOC, Montes Claros (MG), Brasil.

Marcone Alkimim Oliveira, Faculdade Santo Agostinho

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família, Acadêmico de Medicina pela Faculdade Santo Agostinho/FASA, Vitória da Conquista (BA), Brasil.

Renata Fiúza Damasceno, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Enfermeira, Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/SESMG, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

1.
da Silva PLN, Costa A de A, Farias HMT, Rocha LMF, Oliveira MA, Damasceno RF. Evitabilidade da mortalidade infantil na região de saúde de Janaúba/Monte Azul, Minas Gerais, Brasil. J Health Biol Sci. [Internet]. 13º de dezembro de 2017 [citado 3º de julho de 2024];6(1):35-41. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1424