Perfil do acompanhante de idosos hospitalizados: avaliação da atuação no cuidado e recuperação geriátrica

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) http://orcid.org/0000-0003-2399-9526
  • Naiara Eveline Brito Veloso Universidade Estadual de Montes Claros
  • Mariza Alves Barbosa Teles Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Karla Chistiane Freitas Oliveira Faculdades Unidas do Norte de Minas
  • Maricy Kariny Soares Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Elaine Cristina Santos Alves Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1445.p48-53.2018

Palavras-chave:

Saúde do idoso. Envelhecimento. Cuidadores. Hospitalização.

Resumo

Introdução: o processo de envelhecimento no Brasil vem aumentando gradativamente devido a mudanças nos últimos 30 anos, as quais são decorrentes da redução da taxa de fecundidade e do aumento da expectativa de vida. Objetivo: identificar o perfil do acompanhante de idosos hospitalizados e avaliar a sua atuação no cuidado e na recuperação. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado com 28 acompanhantes de idosos internados na Clínica Médica de uma instituição hospitalar. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O tratamento dos dados se deu por meio de epidemiologia descritiva simples não paramétrica e não probabilística. Resultados: observou-se prevalência de acompanhantes do sexo feminino; faixa etária entre 40-49 anos, e filhas do idoso internado. A maioria não recebe remuneração e assume o papel de acompanhante no hospital e no domicílio. Entre as atividades realizadas no cuidado ao idoso hospitalizado, o suporte emocional foi o mais prevalente (85,7%), e 35,7% informaram que é importante a presença do acompanhante para auxiliar no processo de cuidar. O fator facilitador foi o interesse em participar do cuidado. Conclusão: a participação efetiva dos acompanhantes no cuidado do idoso hospitalizado minimiza o transtorno decorrente da internação e amplia os benefícios desta participação para o bem-estar do idoso e sua recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família (UNIMONTES), Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNIMONTES), Enfermagem do Trabalho (FG/UNIGRAD), Faculdade de Guanambi/FG, Guanambi (BA), Brasil.

Naiara Eveline Brito Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Mariza Alves Barbosa Teles, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeira, Especialista em Geriatria e Gerontologia, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros (MG), Brasil.

Karla Chistiane Freitas Oliveira, Faculdades Unidas do Norte de Minas

Enfermeira, Especialista em Controle de Infecção Hospitalar, Professora do Departamento de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas/FUNORTE, Montes Claros (MG), Brasil.

Maricy Kariny Soares Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Elaine Cristina Santos Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Especialista em Geriatria e Gerontologia, Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-13