Convivência com a pré-eclâmpsia: desvelando olhares de puérperas

Autores

  • Taysa Vieira de Almeida Hospital Regional Ruy de Barros Correia
  • Monica Cecília Pimentel de Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Ramon José Leal de Morais Hospital Dom Malan/Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i2.170.p99-105.2015

Palavras-chave:

Gestação, Pré-Eclâmpsia, Pré-Natal, Saúde da Mulher

Resumo

Introdução: As síndromes hipertensivas classificam-se em graus variados e têm potencial destaque em exigir um acompanhamento rigoroso no pré-natal. O estudo pretendeu analisar a vivência de puérperas do Hospital Dom Malan/ IMIP de Petrolina-PE na trajetória da pré-eclâmpsia. Métodos: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina, Pernambuco, Brasil, com 20 puérperas que tiveram diagnóstico de pré-eclâmpsia em gestação referente ao puerpério atual. A coleta foi realizada no período de abril a setembro de 2014, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, com tratamento do material empírico segundo a Análise do Discurso. Aprovado pelo Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas da Universidade Federal do Vale do São Francisco, sob protocolo nº 0005/200214. Resultados e discussões: Emergiram o pouco conhecimento das puérperas sobre a pré-eclâmpsia; a história pregressa como um contribuinte no desfecho dos resultados, desvelando, a partir daí, sentimentos de angústia, medo e ansiedade frente à incerteza do estado de saúde das mulheres. Isto posto, os discursos pontuaram a necessidade de um seguimento criterioso do pré-natal de modo abrangente e esclarecedor. Conclusões: O estudo evoca a necessidade de os profissionais de saúde priorizarem nas consultas pré-natais, a escuta qualificada e as informações de educação em saúde, na busca de melhores resultados de cuidado e adesão ao tratamento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taysa Vieira de Almeida, Hospital Regional Ruy de Barros Correia

Enfermeira. Pós-graduada pela Residente de Enfermagem em Saúde da Mulher pelo Hospital Dom Malan/Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).

Monica Cecília Pimentel de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Mestre em Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher. Docente em Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Ramon José Leal de Morais, Hospital Dom Malan/Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira

Enfermeiro. Mestrando em Educação e Saúde. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Coordenador da Residência de Enfermagem do Hospital Dom Malan/Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).

Downloads

Publicado

2015-06-26