Adequação dos cardápios da alimentação escolar de creches segundo a pirâmide alimentar infantil

Autores

  • Rebeca Silvestre Chaves Silva Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Tatiana Uchôa Passos Centro Universitário Estácio do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i3.1743.p273-278.2018

Palavras-chave:

Guia Alimentar, Planejamento de Cardápio, Pré-escolar

Resumo

Introdução: Uma alimentação adequada na fase pré-escolar é essencial, visto que os hábitos alimentares começam a ser consolidados nessa etapa. Objetivo: Verificar a adequação dos cardápios da alimentação escolar em creches municipais de Fortaleza, Ceará. Metodologia: A partir dos per capitas, os alimentos foram desmembrados em ingredientes separados por grupos alimentares da Pirâmide Alimentar Infantil e quantificados em frações conforme as porções do Guia Alimentar para a População Brasileira. Comparou-se a média de porções de cada módulo de cardápios com a recomendação da Pirâmide Alimentar Infantil. Consideraram-se adequados os grupos alimentares que atingissem 70% das porções, visto que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) preconiza atender a 70% das necessidades nutricionais de crianças matriculadas em tempo integral. Resultados e Discussão: Foram encontradas as seguintes médias relativas aos grupos alimentares: cereais 2,3±0,2; verduras e legumes 0,3±0,1; frutas 1,0±0,1; leite 0,8±0,2; carnes 0,5±0,0; feijões 0,6±0,2; óleos 0,2±0,0; e açúcar 0,4±0,2. O grupo de verduras e legumes apresentou o menor percentual (10,0%) de adequação, já o de feijões (60,0%) e o de cereais (46,0%), os maiores resultados. Conclusão: Todas as porções estavam abaixo da recomendação da Pirâmide Alimentar Infantil, não atendendo também às diretrizes do PNAE. Portanto, sugere-se que mudanças nos cardápios sejam realizadas, a fim de se adequar melhor às recomendações propostas, contribuindo, assim, para a promoção da saúde das crianças.

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Biografia do Autor

Rebeca Silvestre Chaves Silva, Centro Universitário Estácio do Ceará

Acadêmica de Nutrição e bolsista de Iniciação Científica (PIC) do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Tatiana Uchôa Passos, Centro Universitário Estácio do Ceará

Doutora em Saúde Coletiva e Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Coordenadora Adjunta e Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará. 

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Publicado

2018-07-02

Como Citar

1.
Chaves Silva RS, Passos TU. Adequação dos cardápios da alimentação escolar de creches segundo a pirâmide alimentar infantil. J Health Biol Sci. [Internet]. 2º de julho de 2018 [citado 14º de novembro de 2024];6(3):273-8. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/1743