Avaliação do acesso aos serviços de atenção primária à saúde em um município do nordeste brasileiro<br>doi: 10.12662/2317-3076jhbs.v3i4.179.p209-217.2015

Autores

  • Maria do Socorro Melo Carneiro Instituto Superior de Tecnologia Aplicada (INTA)
  • Marcelo Gurgel Carlos da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisco José Maia Pinto Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Izabelle Mont’Alvernne Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Francisco Diogenes Santos Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v3i4.179.p209-217.2015

Palavras-chave:

Avaliação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Acesso aos serviços de Saúde

Resumo

Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) deve configurar-se como principal porta de entrada do sistema de saúde e, por isso, a avaliação de seu acesso é necessária. O Primary Care Assessment Tool (PCATool) é um método de avaliação dos atributos da APS. Objetivo: avaliar o acesso aos serviços da APS em um município de médio porte do Nordeste brasileiro, mediante a aplicação do PCATool. Métodos: Realizada de agosto de 2010 a janeiro de 2012, envolveu os Centros de Saúde da Família (CSF) da sede e distritos. Participaram 98 profissionais da Estratégia Saúde da Família e 607 usuários. Na tabulação dos dados, utilizou-se o Excel e o aplicativo para as análises estatísticas foi o SPSS 19.0. Resultados: Verificou-se grande utilização do CSF pelos usuários, sobretudo nos distritos, principalmente por este ser o único equipamento de saúde local. A APS tem funcionado como serviço de primeiro contato para acesso aos serviços especializados. A acessibilidade não foi bem avaliada pelos usuários, implicando a necessidade de serem ofertados horários e dias alternativos de funcionamento dos CSF. Percebeu-se facilidade na marcação de consultas. Conclusão: A pesquisa mostrou melhores resultados nos CSF dos distritos e que os profissionais avaliam positivamente sua assistência, opinião diferente dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Melo Carneiro, Instituto Superior de Tecnologia Aplicada (INTA)

Mestre em Saúde Pública-Univesidade Estadual do Ceará - UECE. Gerente do Núcleo de Atendimento ao Cliente - Hospital Regional Norte. Docente do Curso de Enfermagem das Faculdades INTA.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor do Curso de Medicina, do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e do Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará – UECE. 

Francisco José Maia Pinto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e do Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará – UECE. 

Izabelle Mont’Alvernne Napoleão Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Vice-Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. E-mail: 

Francisco Diogenes Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membo do Observatório de Pesquisa para o SUS (ObSUS/UVA).

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

1.
Carneiro M do SM, da Silva MGC, Maia Pinto FJ, Napoleão Albuquerque IM, Santos FD. Avaliação do acesso aos serviços de atenção primária à saúde em um município do nordeste brasileiro<br>doi: 10.12662/2317-3076jhbs.v3i4.179.p209-217.2015. J Health Biol Sci. [Internet]. 17º de dezembro de 2015 [citado 3º de julho de 2024];3(4):209-17. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/179