Óbito por leishmaniose visceral em puérpera no município de Palmas, Tocantins, Brasil

Autores

  • Éldi Vendrame Parise Secretaria Municipal de Saúde de Palmas
  • Fabiane Sales Coelho Maia Secretaria Municipal de Saúde de Palmas
  • Nabia Souza Gomes Secretaria Municipal de Saúde de Palmas
  • Ana Cristina Pereira da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Palmas

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i3.2149.p312-319.2019

Palavras-chave:

Leishmaniose visceral, Morte Materna, Gestante, Puérpera

Resumo

Relato de caso: neste estudo, foi relatado um óbito por LV, ocorrido em uma puérpera, no município de Palmas, Tocantins, cuja enfermidade não foi identificada durante a gestação, tampouco no período em que permaneceu hospitalizada; evidenciados os fatores que contribuíram para a letalidade do caso; e discutidas as formas adequadas de manejo. Conclusão: por meio de investigação rigorosa nos registros clínicos, laboratoriais e informações junto à família, foi detectada ausência de informações nos prontuários médicos, falhas no monitoramento da paciente, dificuldades de reconhecer um quadro grave de LV em puérpera e, com isso, a necessidade de atualização dos profissionais de saúde com relação à análise clínica e laboratorial, a fim de que haja uma avaliação mais apurada dos sintomas, detecção precoce das complicações, diagnóstico rápido, tratamento adequado e evitar a ocorrência de óbitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éldi Vendrame Parise, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas

Bióloga, Mestre em Ciências da saúde, pela Universidade Federal do Tocantins, lotada da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Tocantins, Superintendencia de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, na função de Analista em Saúde.

Fabiane Sales Coelho Maia, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas

Bióloga, pela Universidade Federal do Tocantins, lotada da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Tocantins, Superinendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, na função de Analista em Saúde.

Nabia Souza Gomes, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas

Biomédica, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, lotada da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Tocantins, Superintendencia de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, na função de Analista em Saúde.

Ana Cristina Pereira da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas

Bióloga, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, lotada da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Tocantins, Superintendencia de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, na função de Analista em Saúde.

Downloads

Publicado

2019-06-27