Tradução e adaptação transcultural do Groningen Frailty Indicator para idosos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i3.2230.p242-247.2019

Palavras-chave:

Idoso Fragilizado, Envelhecimento, Estudos de Validação, Comparação Transcultural, Inquéritos e Questionários

Resumo

Objetivo: realizar a tradução, a adaptação transcultural e a validação de conteúdo do Groningen Frailty Indicator para aplicação em idosos brasileiros. Método: os procedimentos seguiram de tradução, obtenção da versão consensual da tradução, retrotradução, validação de conteúdo e pré-teste. A versão final em português foi aplicada a 30 idosos. Resultados: a versão brasileira do Groningen Frailty Indicator conservou a equivalência semântica. A população-alvo avaliou todos os itens como de fácil compreensão. Entretanto, faz-se necessário avaliar a equivalência de mensuração, validade externa e reprodutibilidade. Conclusão: os resultados sugerem que o Groningen Frailty Indicator traduzido e adaptado para a cultura brasileira é um instrumento de fácil aplicação, tornando-o viável para a prática clínica com idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Lira Borges, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de medicina UNICHRISTUS. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará. Gerontóloga titulada e associada à Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Membro Titular do Departamento de Gerontologia da Associação Brasileira de Enfermagem- seção Ceará. Estomaterapeuta e associada à Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). É Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2011). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, coopera voluntariamente com as atividades assistenciais do Lar Torres de Melo (Instituição de Longa Permanência para Idosos do município de Fortaleza, CE), relacionadas ao cuidado com feridas, estomias e incontinência. Foi membro titular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza, CE. Membro titular discente do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará.Tem experiência na área de saúde do idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: instituição de longa permanência, fragilidade, cuidados de enfermagem, idoso e envelhecimento ativo.

Bruna Karen Cavalcante Fernandes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira (UECE). Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Especialista em Enfermagem do Trabalho (UECE). Membro Titular do Departamento de Gerontologia da Associação Brasileira de Enfermagem- seção Ceará. Fez mobilidade acadêmica pelo Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Aveiro, Portugal (2012). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS) na Linha de Pesquisa Cuidados Clínicos ao Idoso e Práticas Educativas. Pesquisas na área de Cuidados Clínicos de Enfermagem ao Idoso, Idoso institucionalizado, Diagnósticos de Enfermagem, Processo de Enfermagem e linguagem diagnóstica CIPE.

Jorge Wilker Bezerra Clares, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui Graduação em Enfermagem e Mestrado em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Enfermeiro da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação. Membro da Linha de Pesquisa Cuidado Clínico ao Idoso e Prática Educativa, do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS), atuando nos seguintes temas: enfermagem gerontogeriátrica, enfermagem de reabilitação, sistematização da assistência de enfermagem, sistemas de classificação em enfermagem.

Maria Lígia Silva Nunes Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Cuidados Clínicos da Universidade Estadual do Ceará (2017). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2014). Especialização concluída em Enfermagem em Terapia Intensiva (2016). Enfermeira assistencial na Instituição de Longa Permanência para Idosos Lar Torres de Melo. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: instituição de longa permanência, cuidados de enfermagem, saúde do idoso e segurança do paciente.

Saul Filipe Pedrosa Leite, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Fortaleza (2014). Tem especialização em Saúde da Família (realizada em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Aberta do SUS), concluída em 2016. Atualmente, é médico do Programa Mais Médicos na Unidade de Atenção Primária em Saúde Otoni Cardoso do Vale, desde 2016. É responsável técnico e médico da Instituição de Longa Permanência Lar Torres de Melo, Fortaleza- CE. É médico servidor público do Hospital Municipal de Pacajus-CE (Hospital José Maria Philomeno Gomes), desde 2016. É médico do Hospital privado São Carlos atuando na área de clínica médica, setor emergencial, desde janeiro de 2015. É médico colaborar da empresa Easy Life Emergências Médicas Ltda., realizando transporte aéreo de pacientes com diferentes comorbidades e em diferentes situações clínicas. Foi médico do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) na Unidade de Atenção Primária em Saúde Casemiro José de Lima Filho, em Fortaleza/CE (2015-2016). Foi médico do Hospital Municipal de Uruburetama, interior do Ceará, atuando no setor de emergência (2014-2016). Tem interesse, principalmente, na área da Saúde do Idoso, com ênfase em: emergência, envelhecimento, geriatria/gerontologia, atenção primária em saúde e clínica médica.

Arnaldo Aires Peixoto Junior, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (1999), Concluiu Residência Médica em Clínica Médica, Medicina Intensiva (R3) e em Geriatria, assim como Especialização em Nutrição Clínica. Especialista titulado em Medicina Intensiva (AMIB/AMB), Geriatria (SBGG/AMB) e em Suporte Nutricional Parenteral e Enteral (SBNPE/AMB). Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará e Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Professor do Curso de Medicina e Professor-orientador do Mestrado Profissional de Educação em Saúde do Centro Universitário Christus (Unichristus). Tem interesse na área de Medicina, com ênfase em Educação Médica, Clínica Médica, Geriatria, Medicina Intensiva, Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral e Farmacologia.

Maria Célia de Freitas, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(1999) e Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará e Enfermeira assistencial do Instituto Dr José Frota. Tem experiência na área hospitalar, com ênfase na atenção a saúde do Idoso nos diferentes contexto do cuidado. Linha de pesquisa: Cuidado Clinico de enfermagem ao idoso e as práticas educativas. Desenvolve pesquisas nas área de enfermagem e o processo de envelhecimento, velhice e idosos, bem como pesquisas fundamentadas nas Taxonomias de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2019-06-27