Fatores condicionantes para a ocorrência de parasitoses entéricas de adolescentes

Autores

  • Marcela Oliveira Nunes Centro Universitário Cesmac (CESMAC)
  • Thiago José Matos Rocha Universidade Estadual de Ciências de Saúde de Alagoas (UNCISAL) http://orcid.org/0000-0002-8740-4037

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i3.2244.p265-270.2019

Palavras-chave:

Infecção por protozoários, Helmintos, Educação em saúde

Resumo

Objetivos: Neste trabalho, foram verificados os aspectos socioeconômicos, o conhecimento das principais doenças parasitárias, os fatores associados na transmissão e a profilaxia das principais verminoses humanas entre os estudantes de uma escola privada do município de Maceió-AL. Métodos: Para avaliar o conhecimento dos alunos, foi aplicado um questionário estruturado. Resultados: Participaram da pesquisa 100 adolescentes. 76% deles tinham o hábito de comer frutas, verduras e legumes crus; 52% não lavavam as mãos antes das refeições, e todos os alunos apontaram a presença de vetores, como baratas e moscas em suas residências. Com relação ao conhecimento das verminoses humanas, 63% afirmam não saber o que são parasitos intestinais; 78% informaram que já ouviram falar de algum tipo de verminoses (35% a esquistossomose, 78% ascaridíase, esquistossomose, ancilostomíase, enterobíase e teníase, e 63% responderam que a dificuldade em ganhar peso é uma suspeita de que esteja com verminoses). Conclusão: Concluiu-se, então, que é necessária a utilização de atividades educacionais quanto à higiene e as medidas profiláticas de educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago José Matos Rocha, Universidade Estadual de Ciências de Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Graduado em Farmácia pelo Centro Universitário Cesmac (2009); Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Joaquim Nabuco (2012); Mestre em Medicina Tropical (2012) e Doutor em Inovação Terapêutica (2016), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. É integrante do Grupo de Pesquisa em Doenças Parasitárias da UNCISAL. Atualmente é Professor de Parasitologia Humana da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Medicina e Enfermagem) e do Centro Universitário Cesmac (Enfermagem, Farmácia e Nutrição). Assessor de Prospecção Tecnológica junto ao Núcleo de Inovação e Tecnologia da Pro-Reitoria Adjunta de pesquisa e Pós-Graduação do Cesmac. Coordenador da Especialização de Análises Microbiológicas e Parasitológicas e Citologia Clínica no Cesmac. Vice-Coordenador do Doutorado Interinstitucional em Ciências da Saúde DINTER/UFS/UNCISAL. Tem experiência na área de Parasitologia, com foco principal em protozooses humanas (Leishmanioses e Toxoplasmose) e helmintíases (Parasitoses intestinais). No estudo destas parasitoses o foco central é direcionado para: 1) Eco-epidemiologia das parasitoses e de seus respectivos agentes; 2) Diagnóstico clínico e laboratorial; 3) Tratamento específico e inespecífico; 4) Vigilância.

Downloads

Publicado

2019-06-27