Avaliação da formação de smear layer no preparo químico mecânico realizado com solução ou gel de hipoclorito de sódio a 2,5%

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i2.2328.p159-165.2019

Palavras-chave:

Endodontia, Preparo de canal radicular, Hipoclorito de sódio, Microscopia Eletrônica de Varredura

Resumo

Objetivo: a formação de smear layer durante o preparo dos canais radiculares com o uso de hipoclorito de sódio solução já foi amplamente estudada; entretanto, na apresentação em gel não existem relatos na literatura. O objetivo do presente estudo foi avaliar, em MEV, a formação de smear layer durante o preparo endodôntico, utilizando o NaOCl nas formas líquida e gel, associado ou não ao EDTA. Métodos: sessenta raízes palatinas de molares superiores ou distais de inferiores, com comprimento radicular padronizado em 15 mm, foram utilizadas. As amostras foram divididas em quatro grupos controle com n = 5 cada (soro fisiológico ou base gel, associados ou não ao EDTA) e quatro grupos testes com n = 10 cada, de acordo com a substância irrigadora empregada durante o preparo (solução ou gel de NaOCl a 2,5%, associados ou não ao EDTA). Os canais foram modelados e posteriormente clivados para análise em MEV (ampliação de 2000x). Imagens de eletromicrografias foram obtidas nos terços cervical, médio e apical. A presença e as características da smear layer formadas foram categorizadas. As imagens foram analisadas por dois avaliadores, previamente, calibrados. Após a análise de concordância (Kappa = 0,806) dos escores, os dados foram tratados com o uso do teste Kruskall-Wallis, complementado pelo teste de Comparações Múltiplas SNK. O nível de significância foi de 5%. Resultados: a utilização do soro fisiológico e do NaOCl líquido, associados à irrigação final com EDTA, apresentou os melhores resultados de limpeza. Com o uso do NaOCl gel e da base gel, sem associação ao EDTA, houve uma maior quantidade de resíduos sobre as paredes dentinárias. Além disso, independentemente da substância irrigadora testada, pode-se observar que houve uma melhor capacidade de remoção da smear layer no terço cervical em relação ao apical. Conclusões: Observou-se formação de smear layer após o preparo do canal radicular associado ao NaOCl líquido ou gel. A aplicação de EDTA promoveu a remoção da smear layer produzida durante o preparo do canal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Montagner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Associado, Área de Endodontia, Departamento de Odontologia Conservadora, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS, Brazil).

Especialista em Endodontia (FOP-UNICAMP).

Mestre e Doutor em Clínica Odontológica (FOP-UNICAMP).

Downloads

Publicado

2019-04-11