Atividade artística para avaliar o consumo alimentar e os conhecimentos de nutrição em crianças com excesso de peso

Autores

  • Caroline Andrade Vinhal Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Luciane Cristina de Oliveira Lisboa Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba
  • Michele Cristina Faria Gontijo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba
  • Martha Elisa Ferreira de Almeida Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i4.2367.p364-373.2019

Palavras-chave:

Lúdico, Educação alimentar e nutricional, Obesidade.

Resumo

Objetivo: avaliar o consumo alimentar e os conhecimentos em nutrição por meio de atividades artísticas, em crianças com excesso de peso antes e depois de atividades de educação alimentar e nutricional. Métodos: utilizaram-se algumas atividades de educação alimentar e nutricional como uma gincana para avaliar os órgãos dos sentidos, a pirâmide alimentar e um semáforo, bem como a montagem artística de dois pratos referentes a uma refeição. Analisaram-se os dados da gincana pelo Teste do χ2 a 5% de significância. Resultados: o feijão foi o único alimento que apresentou diferença estatística (p<0,05) em relação ao tato. Todos os avaliados colocaram os alimentos corretamente na pirâmide alimentar, e, na prova do semáforo, os meninos apresentaram mais acertos. O feijão permaneceu no prato de todos os participantes depois das atividades trabalhadas, havendo a retirada do arroz pelas crianças obesas e os meninos com sobrepeso. Em alguns pratos, houve a retirada das carnes, dos ovos, das frutas e hortaliças, e outros permaneceram com os alimentos ricos em óleos e gorduras, açúcares e doces. Conclusão: as atividades de educação alimentar e nutricional melhoraram a percepção quanto à alimentação, e, consequentemente, o consumo alimentar expresso por meio da atividade artística, fazendo-se necessárias outras ações para trabalhar a ingestão de açúcares e doces, óleos e gorduras e refrigerantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Andrade Vinhal, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Nutricionista.

Luciane Cristina de Oliveira Lisboa, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba

Bióloga. Docente da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba.

Michele Cristina Faria Gontijo, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba

Nutricionista.

Martha Elisa Ferreira de Almeida, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Rio Paranaíba

Doutora em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras. Docente da Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

1.
Vinhal CA, Lisboa LC de O, Gontijo MCF, Almeida MEF de. Atividade artística para avaliar o consumo alimentar e os conhecimentos de nutrição em crianças com excesso de peso. J Health Biol Sci. [Internet]. 30º de setembro de 2019 [citado 3º de julho de 2024];7(4(Out-Dez):364-73. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/2367