Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde entre usuários da Atenção Básica com um instrumento genérico: Duke Health Profile

Jean Ezequiel Limongi, Francisco Miguel Assis Jardine

Resumo


Objetivo: analisar o estado de saúde de usuários da atenção básica por meio do DUKE, comparando os subgrupos de acordo as suas características sociodemográficas. Métodos: foi realizado estudo transversal entre usuários da atenção básica por meio de amostragem por conveniência. Para quantificar a qualidade de vida relacionada à saúde dos pacientes, foi utilizado o instrumento Duke Health Profile. Os escores das dez dimensões do instrumento foram comparados entre os subgrupos que compõem a amostra de acordo as suas características sociodemográficas. A consistência interna do Duke foi avaliada pelo coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: participaram 484 pacientes. As mulheres e os idosos obtiveram escores menores nas escalas de saúde física, mental e geral e maiores naquelas de ansiedade, depressão e dor quando comparados aos homens e adultos, respectivamente. As escalas de saúde física e geral tiveram os coeficientes alfa de Cronbach mais elevados, 0,68 e 0,66, respectivamente. Conclusões: os baixos escores nas escalas de saúde e os altos escores nas escalas de disfunções de saúde apresentados por idosos e mulheres neste estudo representam, quantitativamente, a vulnerabilidade social e individual a que esses grupos estão submetidos. O uso do DUKE representa uma importante ferramenta que pode nortear ações de promoção da saúde bem como de outras políticas relacionadas à qualidade de vida.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Autoavaliação Diagnóstica; Inquéritos e questionários; Qualidade de vida

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i3.2447.p284-291.2019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.