O uso de proteinados e percepção de efeitos adversos por acadêmicos do Curso de Educação Física

Sandra Oliveira Santos, Adibe Georges Khouri, Karitta Ribeiro Silva, Ana Paula Santos Mendes, Jéssika Soares Nolêto Felipe

Resumo


Objetivo: analisar o uso de proteinados por um grupo de acadêmicos do Curso de Educação Física de uma instituição de ensino Superior e a percepção dos participantes quanto aos possíveis efeitos adversos. Métodos: aplicou-se um questionário semiestruturado, com a colaboração de 90 acadêmicos do Curso de Educação Física, que frequentavam a área de esportes da instituição. Resultados: no que diz respeito ao consumo dos suplementos proteinados, observa-se que 34 dos participantes (37,8%) fazem o uso de suplementos e 56 não utilizam (62,2%). A indicação dos suplementos proteicos ocorreu por nutricionistas (52,9%) seguidos daqueles que o fizeram por iniciativa própria (23,5%); houve, também, a resposta de indicação do uso do produto pelo personal trainner (17,6%) e professor de Educação Física (5,9%). Conclusões: o uso de suplementos proteicos para ganho de massa muscular é uma prática que está, a cada dia, sendo intensificada por praticantes de atividades físicas e vem associado ao marketing popularizado desses produtos que não necessariamente se faz de forma apropriada. Segundo a Resolução CFN 390/2006, que regulamenta a prescrição de alimentos ou suplementos destinados aos atletas, restringe-se ao profissional médico e nutricionista. Fazendo, assim, ilegítima a indicação de suplementos proteinados por profissionais de educação física e demais profissionais da área da saúde. Embora não representasse o maior número de participantes, essa pesquisa ainda demonstra que há uso descomedido dos proteinados, mesmo por acadêmicos do Curso de Educação Física, nos últimos períodos de suas formações.

Palavras-chave


Ciências da Saúde

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.2489.p1-6.2020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.