Avaliação de progressão da competência de estudantes de medicina na realização de pontos cirúrgicos em simulador de laparoscopia

Autores

  • Grijalva Ferreira da Costa Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Hermano Alexandre Lima Rocha Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Luiz Gonzaga de Moura Junior Universidade Estadual do Ceará (UFC)
  • Francisco das Chagas Medeiros Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i4.2497.p351-358.2019

Palavras-chave:

Cirurgia laparoscópica, Treinamento por simulação, Educação médica, Habilidade cirúrgica

Resumo

Objetivo: avaliar a progressão da competência e a curva de aprendizagem de estudantes de Medicina submetidos a treinamento para a realização de nós e pontos cirúrgicos. Métodos: estudo prospectivo, longitudinal, intervencionista, realizado de abril/2016 a janeiro/2017, com a participação de 29 estudantes de Medicina, do primeiro ao terceiro ano, com progressão de habilidades para realização de nós e pontos laparoscópicos em ambiente de simulação em quatro etapas, com duração de 16 horas. Foi estabelecida a tarefa de realizar pontos laparoscópicos, com cinco seminós, em molde de sutura, em 18 minutos. Foram realizados os testes de ANOVA, Mann-Whitney e o qui-quadrado. Foram realizadas regressões lineares simples e múltiplas, sendo consideradas significativas as comparações com valor de p ≤ 0,05. Resultados: foram analisadas as médias do número de seminós (1,0 a 14,0, (IC-95%) 4,49 (3,80/5,19), pontos laparoscópicos intracorpóreos (0,1 a 2,7, (IC-95%) 0,87 (0,72/1,02), os tamanhos dos cotos dos fios (0,1 a 2,9, (IC-95%) 0,95 (0,72/1,18) e ajustes dos seminós iniciais (0,2 a 2,9, (IC-95%) 0,92 (0,76/1,07) e sequenciais (0,3 a 10,0, (IC-95%) 3,32 (2,84/3,80), entre as etapas do treinamento. Houve significância estatística em todos os parâmetros avaliados. A progressão na execução de pontos laparoscópicos foi evidente com coeficiente de regressão linear igual a 0,511. A curva de aprendizagem demonstrou que 96,3% dos estudantes realizaram, pelo menos, um ponto laparoscópico ao final do treinamento. Conclusão: o estudo revelou que os alunos apresentaram progressão na competência e evolução na curva de aprendizagem na realização de pontos laparoscópicos em ambiente de simulação ao final do treinamento.

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Biografia do Autor

Grijalva Ferreira da Costa, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) Universidade Federal do Ceará (UFC)

Grijalva Otávio Ferreira da Costa1,

 

1 Doutorando em Ciências Médico-Cirúrgicas da Universidade Federal do Ceará

 

Hermano Alexandre Lima Rocha, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Doutor em Medicina do Centro Universitário Christus

Luiz Gonzaga de Moura Junior, Universidade Estadual do Ceará (UFC)

Professor Doutor em Cirurgia da Universidade Estadual do Ceará

Francisco das Chagas Medeiros, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Doutor em Medicina da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

1.
Costa GF da, Rocha HAL, Moura Junior LG de, Medeiros F das C. Avaliação de progressão da competência de estudantes de medicina na realização de pontos cirúrgicos em simulador de laparoscopia. J Health Biol Sci. [Internet]. 30º de setembro de 2019 [citado 5º de novembro de 2024];7(4(Out-Dez):351-8. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/2497