Applicability of the Dix-Hallpike test on benign paroxysmal positional vertigo: literature review

Autores

  • Geraedson Aristides da Silva Faculdade de Tecnologia de Alagoas - FAT
  • Jessiane Carneiro Gomes Faculdade de Tecnologia de Alagoas - FAT
  • Geraldo Magella Teixeira Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)
  • Clistenis Clênio Cavalcante dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)
  • Almira Alves dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i3.2624.p298-304.2019

Palavras-chave:

Vertigo, Vestibular Diseases, Physical Therapy Modalities, Dix-Hallpike test

Resumo

Objective; to analyze the applicability of the Dix-Hallpike maneuver on BPPV as a diagnostic method for the semicircular canals as well as its sensitivity. Methods: a literature review was performed using the following sourcing databases: LILACS, PubMed, SCIELO looking forpapers published in Portuguese, English and Spanish. The following searching strategy descriptors were used: vertigo, vestibular diseases and respiratory therapy techniques, being included publications between the years 2000 and 2017. Results: the results of the work were presented through a synoptic table and flowchart. Conclusion: There is still controversy regarding its sensitivity to the anterior and lateral canals, even if the maneuver, does not present sensitivity of 100%, its level of closeness provides security in the diagnosis of BPPV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraedson Aristides da Silva, Faculdade de Tecnologia de Alagoas - FAT

Fisioterapeuta, mestrando em em Ensino na Saúde e Tecnologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, coordenador do curso de fisioterapia da Faculdadade de Tecnologia de Alagoas - FAT

Geraldo Magella Teixeira, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Exerceu cargo de Pro reitor de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), foi Coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, conforme convênio firmado entre Ministério da Saúde e UNCISAL, membro do conselho gestor da UNCISAL, professor da Faculdade de Alagoas, professor adjunto da UNCISAL e membro do colegiado de curso de Fisioterapia da UNCISAL. Tem experiência na área de fisioterapia e terapia ocupacional, com ênfase em saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, fisioterapia, humanização, AIDS e prevenção. É membro do grupo de pesquisa formação didático-pedagógica em ensino na saúde.

Clistenis Clênio Cavalcante dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Fisioterapeuta, docente da Faculdade de Tecnologia de Alagoas - FAT

Almira Alves dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (1977), Mestrado (1984) e Doutorado (1990) em Odontopediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara), é especialista em Gestão Pedagógica em Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e especialista em Educação Para as Profissões de Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2010). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-Lisboa-Portugal, tendo a CAPES como instituição de fomento. Foi Vice-Reitora da UNCISAL no período de 2009 a 2013, é avaliadora institucional, de curso e EAD, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - MEC e avaliadora do Programa de Residência Multiprofissional. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Estudiosa do Ensino em Saúde, detentora de várias patentes na área da Educação para Saúde. Pesquisadora na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação para a Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, recursos educacionais e ensino em saúde.

Publicado

2019-06-27