Fatores associados ao uso do álcool entre homens autores de violência por parceiro íntimo no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i4.2677.p341-350.2019

Palavras-chave:

Miltares agredidas, Violência por Parceiro Íntimo, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Álcool

Resumo

Objetivo: analisar os fatores associados ao uso de álcool entre homens autores de violência por parceiro íntimo (VPI) no estado do Ceará. Métodos: estudo transversal-exploratório, com 152 homens em privação de liberdade por prática de VPI, sob custódia do Estado na Casa de Privação Provisória de Liberdade II. Dados coletados por questionário com quatro blocos: sócio demográfico, impulsividade (Barratt Impulsiveness Scale), uso abusivo de álcool e outras drogas (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test) e histórico de violência. Os participantes foram categorizados em 0-10 para baixo risco; 11- 26 para risco moderado e > 27 para alto risco. Para análise, foi feita a correção de população finita. As associações em tabelas de contingência foram realizadas por meio do qui-quadrado de Pearson, cálculo da odds ratio e regressão logística com múltiplas variáveis independentes pelo IBM SPSS STATISTICS® 23.1. Resultados: a prevalência do uso de risco de álcool foi de XX%. Os fatores associados ao consumo de risco de álcool foram zona de nascimento (OR=6,52, P<0,001), uso de risco de tabaco (OR=7,94, P<0,001), autoafirmação de ciúmes (OR=2,66, P=0,017) e já ter sido casado/amasiado (OR=2,64, P<0,001). Conclusões: há elevada prevalência do uso de álcool entre os homens que perpetram VPI, tornando-se necessário o desenvolvimento de novos estudos e a criação de políticas públicas que influenciem na redução do consumo de álcool.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Hermelinda Maia Macena, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutorado em saúde coletiva pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente adjunto IV da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rosa Maria Salani Mota, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (UFC), docente associado II da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Willian Menezes de Souza, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)

Discente do curso de Enfermagem pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)

José Edir Paixão de Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC) Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Mestrando em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Major do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará  (CBMCE).

Francisco Wesley De Souza Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará

Kaytianne Jennifer da Costa Câmara, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Discente do curso de Fisioterapia pela Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

1.
Santos MS dos, Macena RHM, Mota RMS, Souza WM de, Sousa JEP de, Cavalcante FWDS, et al. Fatores associados ao uso do álcool entre homens autores de violência por parceiro íntimo no Ceará. J Health Biol Sci. [Internet]. 30º de setembro de 2019 [citado 4º de novembro de 2024];7(4(Out-Dez):341-50. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/2677