Comparação entre fatores sociodemográficos e ocupacionais com sintomas respiratórios e pico de fluxo expiratório em trabalhadores de uma indústria de cerâmica do Sul do Brasil

Iris Ayumi Okabayashi, Kelser de Souza Kock

Resumo


Objetivo: avaliar a prevalência dos sintomas respiratórios ocupacionais, pico de fluxo expiratório (PFE) e fatores associados em trabalhadores de uma indústria de cerâmica do sul do Brasil. Métodos: estudo transversal. Foram avaliados trabalhadores de uma indústria de cerâmica do Sul do Brasil. Como instrumentos de pesquisa, foram aplicados questionários relacionados a aspectos ocupacionais, sintomas respiratórios, hábitos tabágicos e medida do PFE. As variáveis sociodemográficas e ocupacionais foram comparadas com os sintomas respiratórios e PFE. Resultados: foram avaliados 151 trabalhadores, sendo, predominantemente, do sexo masculino (87,4%), com média (±DP) de idade de 30,4 (±8,4) anos e histórico de tabagismo em 23,8% dos participantes. Entre os sintomas respiratórios, 23% relataram tosse diária e noturna e dispneia, 21% confirmaram escarro durante o dia/noite, e apenas 7% referiram chiado ou sibilos. O PFE abaixo de 80% do previsto foi encontrado em 37,1% dos trabalhadores, com média (±DP) de 84(±16,7)%. Ao comparar os fatores ocupacionais com os desfechos, foi observado que o menor tempo de trabalho esteve relacionado à maior prevalência de tosse (p=0,024). Conclusão: os sintomas respiratórios mais prevalentes foram a tosse e a dispneia, seguidos por escarro e sibilância. Aproximadamente, 1/3 dos trabalhadores demonstraram PFE<80%. Contudo, a relação inversa entre tempo de trabalho e sintomas merece maior investigação.

Palavras-chave


Saúde do trabalhador; Pneumoconiose; Doenças Profissionais; Asma Ocupacional; Pico de Fluxo Expiratório

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.2983.p1-9.2020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.