Tratamento de fraturas ipsilaterais da diáfise e do colo do fêmur com implante único

Renata Clazzer, Diego Ariel de Lima, Marcos Levy Machado Barbalho Viana, Keilerte Renes Gurgel Paiva, Lana Lacerda de Lima

Resumo


Objetivo: apresentar um caso de coxa vara após tratamento de fraturas ipsilaterais da diáfise e do colo do fêmur com implante único e revisar sistematicamente a literatura sobre o assunto. Metodologia: foi realizada pesquisa em maio de 2019 nas bases de dados do PubMed, Clinicalkey e Google Scholar, com limite de data nos últimos cinco anos. Os seguintes termos de indexação foram usados para a busca: “intertrochanteric and ipsilateral shaft fractures” e " femoral neck and ipsilateral shaft fractures”. Apenas estudos clínicos que apresentassem sugestões de manejo no tratamento de fratura do fêmur proximal e diafisário ipsilateral foram selecionados. Foram excluídos os estudos nos quais não apresentavam indicação da técnica de tratamento, assim como artigos de revisão e capítulos de livros ou periódicos não indexados. Resultados: finalizou-se a busca com número total de 21 artigos encontrados. Nenhum dos métodos de fixação disponíveis (implante único ou múltiplo) mostrou clara superioridade para abordar a associação de fraturas do fêmur proximal e diáfise do fêmur ipsilateral. No relato de caso, mesmo com a consolidação em varo do colo femoral, o quadro do paciente evoluiu bem. A fratura do colo era basocervical e, possivelmente, teve um comportamento mais próximo à fratura transtrocantérica, o que explica a evolução favorável, mesmo com desvio. Conclusão: nenhum método mostrou evidente superioridade ao outro. Deve-se atentar para a redução estável e a fixação rígida da fratura proximal, sobretudo do colo, embora a fixação da fratura diafisária não deva dificultar as ações sobre a fratura proximal.  


Palavras-chave


Fraturas do Fêmur; Fraturas do Quadril; Fixação de Fraturas

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.2985.p1-7.2020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.