O cuidado ao idoso com transtorno mental em uma instituição de longa permanência no Sudoeste de Minas Gerais: relatos de cuidadores e equipe de enfermagem

Graziele Alves Martins, Lilian Cristiane Gomes

Resumo


Objetivo: identificar o cuidado ao idoso institucionalizado com transtorno mental, as principais dificuldades e percepções da equipe diante do cuidado e de seu impacto na relação profissional-paciente. Métodos: estudo transversal e descritivo, de abordagem qualitativa. A amostra foi constituída de oito profissionais, entre membros da equipe de enfermagem e cuidadores de idosos, em uma instituição de longa permanência para idosos de um município do sudoeste mineiro. A coleta de dados foi realizada na própria instituição, por meio de gravação das verbalizações (depoimentos) dos participantes, mediante roteiro padronizado de entrevista individual, contendo variáveis sociodemográficas e profissionais para a caracterização da amostra, bem como três questões disparadoras concernentes ao objetivo do estudo. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica da análise temática de conteúdo. Resultados: entre os entrevistados, houve predomínio de profissionais do sexo feminino, com nível médio de escolaridade e curto tempo de formação e de atuação em instituições de longa permanência para idosos. Ao investigar o cuidado ao idoso com transtorno mental, evidenciaram-se duas categorias temáticas: lidando com as reações de agressividade do idoso e seu impacto no cuidado; despreparo/ insegurança do profissional e a falta de recursos. Conclusão: os achados reiteram a necessidade de capacitação de recursos humanos na área de Gerontologia, com ênfase em Saúde Mental, assim como a atuação de uma equipe multidisciplinar junto aos idosos institucionalizados.


Palavras-chave


Saúde do idoso institucionalizado; Transtorno mental; Cuidado de enfermagem

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3053.p1-7.2020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.