Resistência de união de primers/silanos em superfície de cêramica vítrea

Marcos Daniel Septímio Lanza, Renata Assis Silveira, Hoany Vieira Costa, Eduardo Lemos de Souza, Rogeli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto, Lincoln Dias Lanza

Resumo


Objetivo: investigar a resistência de união por cisalhamento de diferentes soluções contendo silano e primer na superfície de Dissilicato de Lítio (IPS e.maxCAD, Ivoclar-Vivadent). Metodologia: 78 blocos cerâmicos foram incluídos em resina acrílica, polidos e lavados em ultra-som por 10 minutos. Os espécimes foram divididos em dois grupos de acordo com tratamento de superfície: Superfície Polida (PS); Ácido Hidro-Fluorídrico 9,5% - 20s (HF). Cada grupo foi dividido em três subgrupos (n = 13), de acordo com o tipo de silano: silano tradicional (Porcelain Prime, Inc. Bisco); mistura de silano e resina (KerrSilane, Kerr); mistura de silano e adesivo universal (Single-bond Universal, 3M Espe). Os espécimes foram montados em um dispositivo padrão para teste de cisalhamento (UltradentBonding Assembly), cimentados com cimento resinoso dual (Duolink Universal™, Bisco Inc.) e foto-polimerizados por 20s. As amostras foram testadas após 24 horas e 90 dias de armazenamento em água destilada a 47°C. Os dados foram analisados por 2-Way Anova e Teste de Tukey (α=5%). Resultados: em geral, os valores de resistência adesiva do silano tradicional foram, estatisticamente, mais elevados do que os outros tipos de silanos. O armazenamento afetou, significativamente, a força de adesão para a maioria dos grupos (p <0,001). O grupo PS apresentou menores valores de resistência adesiva, independentemente da variável (silano vs armazenamento). Conclusões: adequada resistência adesiva pode ser obtida com silanos tradicionais após o pré-tratamento de superfície com ácido HF.

Palavras-chave


Adesão; Resistência de União; Dissilicato de Lítio; Cimento Resinoso; Silano

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3148.p1-7.2020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.