Recomendações para cirurgia de emergência durante a pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3176.p1-3.2020

Palavras-chave:

Coronavirus, Cirurgia, Emergência

Resumo

Introdução: a pandemia provocada pelo 2019 Novel Coronavírus (COVID-19) provocou um desafio global de saúde pública, com repercussões em diversos setores da sociedade. As práticas médicas necessitaram adaptar-se no atendimento ao doente portador do COVID-19 ou suspeito. Métodos: realizou-se pesquisa bibliográfica de publicações e de diretrizes de sociedades médicas em relação às abordagens cirúrgicas de emergência nesta atual pandemia. Resultados: o material bibliográfico ainda é escasso, indefinido e de baixa evidência, mas são adequados neste momento inicial de enfrentamento do COVID-19 no Brasil. Conclusão: para reduzir o risco de contaminação dos profissionais de saúde, as técnicas e decisões cirúrgicas precisam adaptar-se ao cenário de pandemia do COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Souza Lima, Universidade de Fortaleza (Unifor) Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) Hospital São Carlos Instituto Dr. José Frota (IJF)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Residência Médica em Cirurgia Geral (2009) pela Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital Universitario Walter Cantidio - HUWC UFC e Residência Médica em Área de Atuação em Transplante de Fígado pela UFC/HUWC.Mestrando de Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará.Membro Adjunto do Colegio Brasileiro de Cirurgioes - CBC .Instrutor do ATLS,PHTLS e BLS.

José Alberto Dias Leite Filho, Hospital São Carlos

Cirurgião do Aparelho Digestivo e Transplante Hepático do Hospital São Carlos

Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Eduardo de Farias Melo da Costa, Hospital São Carlos

Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital São Carlos

Francisco Xavier Fernandes Maia Filho, Hospital São Carlos

            Cirurgião do Aparelho Digestivo e Transplante Hepático do Hospital São Carlos

Downloads

Publicado

2020-04-07