Doenças respiratórias no Triângulo Mineiro: Análise epidemiológica e projetiva com a pandemia de COVID-19

Fellipe Leonardo Torres Dias, Flávia Daspett Mendonça, Gabriela Mori Pinto, Isabela Souza Cruvinel Borges, Stefan Vilges de Oliveira

Resumo


Objetivos: investigar as internações por doenças respiratórias no Triângulo Mineiro (Minas Gerais, Brasil), discutindo-as no contexto da atenção em saúde, e a pandemia de COVID-19. Métodos: estudo epidemiológico, descritivo e quantitativo sobre as doenças do aparelho respiratório nas macrorregiões de saúde Triângulo do Norte e Triângulo do Sul, de janeiro de 2014 a dezembro de 2019. Foram utilizados dados provenientes do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), disponíveis no endereço eletrônico do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Os dados foram apresentados por números absolutos, frequência relativa e medidas de tendência central. Resultados: nesse período, houve 76.745 internações por doenças do aparelho respiratório no Sistema Único de Saúde (SUS), com aspecto crescente desde 2018. As cidades de Uberlândia e Uberaba somam juntas quase metade desse total. Com os serviços hospitalares e profissionais foram gastos, aproximadamente, 90 milhões de reais. As faixas etárias cuja internação foi mais frequente foram a de 1 a 4 anos e a de 80 anos ou mais. As maiores frequências de óbitos concentraram-se no segundo e terceiro trimestre do ano e entre os indivíduos acima de 60 anos. Conclusões: O contexto caótico e oneroso ao SUS, decorrente das internações por doenças respiratórias, agravar-se-á ao se somar ao cenário de pandemia por COVID-19. Por isso, é imperiosa a prevenção dos fatores de risco e a promoção de saúde por meio da melhora na atenção primária em saúde, bem como a ampliação e a reorganização da rede hospitalar.


Palavras-chave


Doenças respiratórias. Sistema Único de Saúde. Perfil de Saúde. Coronavírus.

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3219.p1-6.2020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.