Os contributos da alfabetização em saúde para o sistema, os profissionais de saúde e os pacientes: O círculo virtuoso da comunicação na saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.3294.p1-8.2021

Palavras-chave:

Comunicação em saúde, Alfabetização em saúde, Sistema de saúde, Profissionais de saúde, Pacientes

Resumo

Objetivo: Perceber, por meio de informadores qualificados, como os profissionais de saúde, quais os contributos da alfabetização em saúde para o sistema, os profissionais de saúde e os pacientes. Método: foi aplicada a técnica do focus group, em um processo bietápico, cerca de 600 profissionais de saúde a atuar em Portugual. Para tratar os conteúdos recolhidos nos focus groups, usou-se a análise de conteúdo qualitativa. Resultados: Os resultados mostram que a alfabetização em saúde é um assunto piloto para os profissionais de saúde. A melhor gestão de custos, a eficiência, o menor desperdício e o reaproveitamento de recursos materiais e técnicos, a coordenação mais equilibrada da burocracia são alguns dos contributos para o sistema. Os contributos para os profissionais de saúde são diversos, destacando-se o poupar tempo, que eles disponibilizarão para outros investimentos, uma maior satisfação e o bem-estar. Os pacientes se beneficiarão com o acesso a melhores cuidados de saúde, o aumento da prevenção da doença, da qualidade de vida e de saúde, o autoinvestimento, a autogestão, a segurança em saúde, a satisfação, entre outros ganhos. Conclusão: O investimento na alfabetização em saúde traduz-se em ganhos para a tríade sistema-profissional-paciente e na efetividade e eficiência dos resultados em saúde, sobretudo no contexto de crises pandêmicas como a motivada pela COVID-19. A cadeia sistema-profissional-paciente está em constante dinâmica e retroalimenta-se positivamente, funcionando em um círculo virtuoso, cuja alavanca é a comunicação.

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Biografia do Autor

Cristina Vaz de Almeida, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa)

Diretora e professora da Pós-Graduação de Literacia em Saúde do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). É doutora em Ciências da Comunicação, Mestre em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade Autónoma de Barcelona e Universidade Carlos III, Madrid , Pós-Graduada em Marketing (ISG), Psicologia Positiva pelo ISCSP (2016) e Direito do Ambiente pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) (1991). É conferencista assídua em eventos nacionais e internacionais sobre literacia em saúde e autora e coordenadora de vários livros nomeadamente Literacia em saúde na Prática: Modelos Estratégias, Intervenção (2019); 50 Técnicas de Literacia em saúde na prática. Um guia para a saúde (Vol I e II, 2020) entre vários artigos científicos publicados.

Célia Belim, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa)

Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas –
Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), lecionando, em Ciências da Comunicação (CC), desde 2000. Atualmente, é coordenadora executiva do 1.º ciclo da área científica. É doutora em Ciências Sociais, na especialidade de CC. Coordena os projetos “Agendas e comunicação” e “Comunicar saúde”, associados ao Centro de Administração e Políticas
Públicas (CAPP). Desde 2000, participa em várias conferências e publica sobre os seus focos de interesse, tendo publicado, a convite, pela Rowman & Littlefield Publishers, classificada como editora internacional B-good pela SENSE. Recebeu quatro prémios
académicos, entre eles o prémio de mérito científico investigação avançada CGD-ISCSP em CC em 2019 e 2020.

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Publicado

2021-04-13