Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos da COVID-19

Míria Dantas Pereira, Mara Dantas Pereira, Cleberson Franclin Tavares Costa, Cristiane Kelly Aquino dos Santos, Estélio Henrique Martin Dantas

Resumo


Objetivo: apresentar os aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos da COVID-19. Método: trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada por meio da busca por publicações científicas indexadas nas bases de dados: PubMed, Europe PMC, ScienceDirect e SciELO. Os seguintes descritores foram utilizados: “COVID-19”, “diagnosis”, “drug therapy”, “pandemics” e “SARS-CoV-2”. Ao final, foram selecionadas 32 publicações. Resultados: a análise dos estudos evidenciou que a rápida disseminação da COVID-19 pode estar relacionada à forma de transmissão, bem como à capacidade de o vírus permanecer estável em aerossóis e superfícies contaminadas. O diagnóstico de COVID-19 tem sido realizado mediante observação dos sintomas, e por um método de biologia molecular. Ainda não há medicamentos específicos e uma vacina contra a doença. No entanto, alguns medicamentos existentes no mercado, indicados para tratar outras patologias, estão sendo considerados como promissoras terapêuticas para a doença. Conclusão: a pandemia de COVID-19 já se configura como o maior desafio para saúde pública do século XXI, com elevadas taxas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, principalmente devido à alta infectividade, e à severidade das manifestações clínicas em populações de risco, sendo mais letal. A falta de evidências científicas conclusivas quanto à eficácia e à segurança dos medicamentos off label no tratamento da doença tem gerado incertezas nos procedimentos de decisão clínica, sendo primordial a realização de ensaios clínicos randomizados, envolvendo um maior número de pacientes.


Palavras-chave


COVID-19; Diagnóstico; Pandemias; SARS-CoV-2; Tratamento Farmacológico

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3297.p1-8.2020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.