Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3297.p1-8.2020

Palavras-chave:

COVID-19, Diagnóstico, Pandemias, SARS-CoV-2, Tratamento Farmacológico

Resumo

Objetivo: apresentar os aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos da COVID-19. Método: trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada por meio da busca por publicações científicas indexadas nas bases de dados: PubMed, Europe PMC, ScienceDirect e SciELO. Os seguintes descritores foram utilizados: “COVID-19”, “diagnosis”, “drug therapy”, “pandemics” e “SARS-CoV-2”. Ao final, foram selecionadas 32 publicações. Resultados: a análise dos estudos evidenciou que a rápida disseminação da COVID-19 pode estar relacionada à forma de transmissão, bem como à capacidade de o vírus permanecer estável em aerossóis e superfícies contaminadas. O diagnóstico de COVID-19 tem sido realizado mediante observação dos sintomas, e por um método de biologia molecular. Ainda não há medicamentos específicos e uma vacina contra a doença. No entanto, alguns medicamentos existentes no mercado, indicados para tratar outras patologias, estão sendo considerados como promissoras terapêuticas para a doença. Conclusão: a pandemia de COVID-19 já se configura como o maior desafio para saúde pública do século XXI, com elevadas taxas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, principalmente devido à alta infectividade, e à severidade das manifestações clínicas em populações de risco, sendo mais letal. A falta de evidências científicas conclusivas quanto à eficácia e à segurança dos medicamentos off label no tratamento da doença tem gerado incertezas nos procedimentos de decisão clínica, sendo primordial a realização de ensaios clínicos randomizados, envolvendo um maior número de pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míria Dantas Pereira, Universidade Tiradentes (UNIT)

Graduada em Farmácia, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Membro e Colaboradora do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Mara Dantas Pereira, Universidade Tiradentes (UNIT)

Graduada em Psicologia, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Membro e Colaboradora do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Cleberson Franclin Tavares Costa, Universidade Tiradentes (UNIT)

Graduada em Psicologia, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Membro e Colaborador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Ambiente – PSA, da Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Cristiane Kelly Aquino dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Educação Física, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Membro e Colaboradora do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física – PPGEF, da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Aracaju/SE, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Ambiente – PSA, da Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Estélio Henrique Martin Dantas, Universidade Tiradentes (UNIT) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Pesquisador líder do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABIMH, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

PhD em Fisiologia pela Universidad Catolica San Antonio de Murcia - UCAM, Guadalupe de Maciascoque, Murcia, Espanha.

Docente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Ambiente – PSA, da Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil.

Docente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências – PPgEnfBio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-06