Diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia da NANDA internacional para sistematização da assistência de enfermagem a COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.3352.p1-6.2020

Palavras-chave:

Coronavírus, Pandemia, Enfermagem, COVID-19.

Resumo

Objetivo: narrar as manifestações clínicas das vítimas da COVID-19 com base em evidências científicas e propor os principais diagnósticos de enfermagem de acordo com a Taxonomia da NANDA Internacional. Método: A pesquisa foi realizada com base em estudos que revelaram os sinais e os sintomas das vítimas positivas para COVID-19 que evoluíram de forma leve a grave. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, nos idiomas: inglês e português, com recorte temporal de dezembro de 2019 a abril de 2020, por meio da associação dos DeCs “coronavírus”, “pandemia”, “enfermagem” e COVID-19, utilizando o operador booleano “AND”, “OR” e “NOT”. Resultados: Após a leitura e o refinamento, foram selecionados 13 estudos segundo o objetivo e a proposta do tema. Foram abordados, ao longo do artigo, os principais sinais e sintomas, as medidas de segurança perante o vírus, os fatores de risco, diagnósticos e as intervenções de enfermagem, sendo expostos 15 diagnósticos de enfermagem segundo a NANDA. Conclusões: este estudo possui relevâncias esclarecedoras concernentes às condutas nos casos de confirmação ou suspeita da infecção pelo novo Coronavírus, a fim de estabelecer a sistematização da assistência, auxiliando o profissional enfermeiro a manejar, de forma satisfatória, sua prática clínica e gerencial perante os eventos relacionados à COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gabrielle Silva Queiroz, Hospital Regional de Cacoal (HRC)

Enfermeira e Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos do Hospital Regional de Cacoal (HRC) / Rondônia, Brasil. 

Rafael Zondonadi de Souza, Hospital Regional de Cacoal (HRC)

Enfermeiro e Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos do Hospital Regional de Cacoal (HRC) / Rondônia, Brasil. 

Sara Ferreira Sottocornola, Hospital Regional de Cacoal (HRC)

Enfermeira e Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos do Hospital Regional de Cacoal (HRC) / Rondônia, Brasil

Shirley Junqueira Barbosa, Hospital Regional de Cacoal (HRC)

Enfermeira e Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos do Hospital Regional de Cacoal (HRC) / Rondônia, Brasil.

Fernando Augusto Pinheiro, Hospital Regional de Cacoal (HRC)

Enfermeiro especialista em terapia intensiva adulto e pediátrico pela FACIMED/RO. Especialista em Urgência e Emergência com ênfase em UTI pelo GRUPO ATHENAS/RO. Tutor e preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos do Hospital Regional de Cacoal (HRC). 

Laurindo Pereira de Souza, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público do Estado de São Paulo-SP/IAMSPE. Hospital Regional de Cacoal (HRC)

Doutorando do IAMSPE / SP-Brasil. Mestre em Ciências da Saúde pelo IAMSPE / SP, Brasil. Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos do Hospital Regional de Cacoal (HRC) / Rondônia, Brasil. 

Downloads

Publicado

2020-06-23