Atuação do enfermeiro na prevenção do câncer do colo de útero em Unidades de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.3472.p1-6.2021

Palavras-chave:

Enfermeiros e Enfermeiras, Papel do Profissional de Enfermagem, Prevenção de Doenças. Neoplasias do Colo do Útero, Estratégia Saúde da Família

Resumo

Objetivo: investigar a atuação do Enfermeiro na prevenção do câncer do colo de útero nas Unidades de Saúde da Atenção Básica de município de Espinosa, Minas Gerais. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados no período de setembro a outubro de 2019, com nove enfermeiros submetidos a uma entrevista semiestruturada. Resultados: as ações assistenciais de enfermagem direcionadas para prevenção do câncer de colo do útero são, essencialmente, a educação em saúde e a coleta de material citopatológico para realização do exame. As ações são programadas e organizadas dentro de um fluxo de trabalho previamente estabelecido na rotina das equipes. Conclusão: é importante resignificar as ações de prevenção, tanto para os profissionais como para as mulheres, para romper os estigmas de uma cultura curativista que dificulta a adesão das mulheres ao exame preventivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)

Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Beatriz Celestino de Carvalho, Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)

Graduanda em Enfermagem. Discente na Faculdade Verde Norte – Favenorte. Espinosa, Minas Gerais, Brasil.

Naiara Silva Alves, Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)

Graduanda em Enfermagem. Discente na Faculdade Verde Norte – Favenorte. Espinosa, Minas Gerais, Brasil. 

Maiza Barbosa Caldeira, Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)

Enfermeira. Especialista em Docência na Saúde. Docente na Faculdade Verde Norte – Favenorte. Porteirinha, Minas Gerais, Brasil. 

Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira, Faculdade Verde Norte (FAVENORTE)

Farmacêutica. Mestranda em Ciências da Educação. Docente na Faculdade Verde Norte – Favenorte. Monte Azul, Minas Gerais, Brasil. 

Downloads

Publicado

2021-08-10