Autopercepção de saúde bucal como indicador de necessidade de tratamento odontológico no Estado de São Paulo, Brasil

João Peres Neto, Marina Fini de Souza, Andre Martins Camargo Barbosa, Leandro Marsico Loschiavo, Wander Barbieri, Danielle da Costa Palacio, João Luiz Miraglia

Resumo


Objetivo: Avaliar a validade e a utilidade da autopercepção em saúde bucal, como indicador de necessidade normativa em adultos e idosos do Estado de São Paulo/ SP, Brasil. Métodos: estudo transversal de base populacional, em que a autopercepção da necessidade de tratamento odontológico foi coletada por meio das seguintes perguntas: (1) “O(A) Sr.(a) necessita de tratamento dentário?”; (2) “O(A) Sr.(a) necessita ou precisa trocar a prótese total?”. A necessidade normativa de tratamento dentário foi representada pela presença de, pelo menos, uma das seguintes condições: cárie dentária de coroa, alteração periodontal (cálculo ou bolsa periodontal) e necessidade de prótese total. A validade das medidas de autopercepção foi determinada por meio da sensibilidade e especificidade, enquanto a utilidade foi avaliada por meio dos valores preditivos. As análises foram realizadas com o programa Python. Resultados: a amostra foi de 6051 adultos e 5951 idosos. A maioria dos participantes era do sexo feminino e branca. Entre os adultos, a maioria tinha 10-12 anos de estudo e, entre os idosos, a maioria tinha 0-5 anos de estudo. A sensibilidade para tratamento dentário em adultos foi de 85,9% com valor preditivo positivo de 81,95% e prevalência de 75,2%. Conclusão: a necessidade percebida de tratamento dentário em adultos é útil como indicador epidemiológico válido e útil para planejamento de ações em saúde bucal.

Palavras-chave


Autopercepção; Inquéritos Epidemiológicos; Saúde Bucal; Validade dos Testes

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.3613.p1-6.2021

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.