Atuação do enfermeiro em saúde mental na estratégia de saúde da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.3721.p1-6.2022

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde mental, Atenção primária à saúde, Transtornos mentais, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivos: conhecer a atuação do enfermeiro e os cuidados desempenhados em saúde mental na Estratégia de Saúde da Família. Método: estudo descritivo e qualitativo, tendo como cenário um polo de matriciamento em saúde mental. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual, com questionário semiestruturado. Resultados: os resultados obtidos foram agrupados e discutidos por meio das seguintes categorias: ações de enfermagem no campo da saúde mental desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família e apoio matricial em Saúde Mental como elemento facilitador da prática de enfermagem. Conclusão: os enfermeiros têm desenvolvido ações de enfermagem no campo da saúde mental na Estratégia de Saúde da Família, e o apoio matricial atua como principal elemento facilitador da prática de enfermagem, reafirmando a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Em contrapartida, a sobrecarga de ações e a restrita formação em saúde mental são elementos que dificultam o trabalho desse profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Otávio Maia Gusmão, Universidade Federal do Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFMG. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2016).Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes-MG (2004). Pós graduação em Saúde Mental, Atenção Psicossocial, álcool e outras drogas pela Faculdade de Saúde Ibituruna-FASI (2010). Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo HUCF-Unimontes. Faz formação em psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Professor efetivo de educação superior na Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes, Departamento de Enfermagem, disciplina Saúde Mental. Coordenador,Tutor e preceptor da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da Universidade Estadual de Montes Claros. Professor de Saúde Mental nas Faculdades Unidas do Norte-Funorte e Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI, atuando nos cursos de Enfermagem, Psicologia e Medicina. Membro do Núcleo de estudos e pesquisas sobre sistematizar, cuidar e evidenciar em Enfermagem - NEPESCE - Unimontes. Possui cargo efetivo de enfermeiro em Saúde Mental na Rede de Atenção Psicossocial do município de Montes Claros-MG atuando na Atenção Primária à Saúde como Apoiador Matricial em Saúde Mental. Atua na Coordenação de Saúde Mental na gestão das ações de Apoio Matricial do município de Montes Claros-MG .Têm experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Assistência à Saúde Mental,Cuidado Primário de Saúde Mental, Cuidado de Enfermagem e Psicanálise. 

Tiê Menezes Viana, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Aluno de graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Montes Claros.

Diego Dias de Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2010), Especialização em Saúde do Idoso pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - HC/UFMG (2011 / 2013), Mestrado (2013/2014) e Doutorado (2015/ 2017) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - EE/UFMG. Atualmente é professor efetivo do Departamento de Enfermagem e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Primários em Saúde (PPGCPS) da UNIMONTES. Líder do Núcleo de estudos e pesquisas sobre sistematizar, cuidar e evidenciar em Enfermagem - NEPESCE - UNIMONTES. Pesquisador da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Focos de atuação: Saúde do Adulto e Idoso, Prática Baseada em Evidência Científica, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Processo de Enfermagem e Taxonomias/Classificações de Enfermagem (NANDA I, NIC, NOC e CIPE).


Jaqueline D`Paula Ribeiro Vieira Torres, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - PPGCS/UNIMONTES (2019). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - PPGCS/UNIMONTES (2013). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004). É especialista em Saúde Pública - Ênfase em Saúde da Família e em Metodologia Científica e Epistemologia da Pesquisa. Possui aperfeiçoamento em AIDPI e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Atualmente é professora na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - Departamento de Enfermagem, na disciplina Internato Curricular em Saúde da Família (décimo período) e Atenção Primária À Saúde (APS); nas Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE / ICS - Instituto de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem; nas Faculdades de Saúde Ibituruna - FASI, Curso de Graduação em Enfermagem, nas disciplinas de Estágio em Saúde da Família e PISEC.

Rene Ferreira da Silva Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Graduação em Enfermagem (Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais), bolsista de iniciação científica, especialista em Gestão e Auditoria dos serviços de Saúde (Faculdades Integradas Pitágoras), Residência em Saúde da Família (Universidade Estadual de Montes Claros), especialista em Educação Profissional e Tecnológica (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Mestre em Ensino em Saúde (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Mestre em Ciências da Saúde (Universidade Estadual de Montes Claros), Especialização em andamento em Enfermagem do Trabalho. Delegado de Saúde na Conferência Municipal de Saúde do Município de Montes Claros. Membro dos grupos de pesquisa Fadiga por Compaixão - Universidade Estadual de Montes Claros e Educação Popular em Saúde - UFVJM. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área Enfermagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Joinville. Focos de atuação: Assistência em Saúde da Família e Comunidade, Saúde e Segurança do Trabalhador. Pesquisador nas áreas de ensino em saúde, atenção primária a saúde, saúde coletiva, avaliação dos serviços de saúde e saúde e segurança do trabalhador.

Downloads

Publicado

2022-04-05

Como Citar

1.
Maia Gusmão RO, Viana TM, de Araújo DD, Vieira Torres JDR, Silva Junior RF da. Atuação do enfermeiro em saúde mental na estratégia de saúde da família. J Health Biol Sci. [Internet]. 5º de abril de 2022 [citado 1º de julho de 2024];10(1):1-6. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/3721