Tratamento cirúrgico de sialolito intraglandular: relato de caso

Daiana Cristina Pereira Santana, Juliana Jorge Garcia, Juliana Maria Araújo Silva, Alana Del’Arco Barboza, Roberto Almeida de Azevedo

Resumo


Introdução: O sialolito é a patologia mais frequente nas glândulas salivares maiores, ocorrendo em maior prevalência na glândula submandibular. Os sinais e sintomas clínicos incluem edema e dor na região da glândula acometida pelo sialolito e em caso de obstrução do ducto, os sintomas são mais pronunciados. Existem diversas alternativas de tratamento para a sialolitíase, com indicações específicas de acordo com cada caso. Desse modo, o objetivo desse artigo é relatar a técnica cirúrgica utilizada para remover um grande sialolito localizado no parênquima de glândula salivar maior. Relato de Caso: Paciente do sexo feminino, 49 anos, melanoderma, com queixas álgicas à palpação da região submandibular direita, há aproximadamente oito meses, apresentando discreto aumento de volume enrijecido no local. Ao exame de imagem foi observada imagem radiopaca na região, sugerindo a presença de sialollito no interior da glândula submandibular direita. Conclusão: Diversas modalidades de tratamento são descritas para sialolitíase. O tratamento conservador e/ou minimamente invasivo está indicado para cálculos de pequena dimensão ou extraglandulares e inclui a ordenha da glândula afetada. Cálculos maiores, localizados no interior da glândula, requerem tratamentos mais radicais, e na maioria das vezes, a excisão cirúrgica da glândula é o tratamento de escolha.


Palavras-chave


Glândulas Salivares; Cirurgia Bucal; Cálculos das Glândulas Salivares

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.3727.p1-4.2021

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.