Integralidade do cuidado de enfermagem do pré-natal ao puerpério

Beatriz Assunção Ferreira, Elizabeth Mesquita da Silva, Adriano da Costa Belarmino, Rosana Gomes de Freitas Menezes Franco, Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra, Alisson Salatiek Ferreira de Freitas

Resumo


Objetivo: compreender a integralidade do cuidado de enfermagem do pré-natal ao puerpério. Método: pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, realizada na unidade hospitalar, localizada na região metropolitana de Fortaleza/CE. A coleta de dados ocorreu no período de abril a maio de 2021, com a participação de 26 puérperas. Resultados: a mulher, no tocante à sua integralidade durante o ciclo do pré-natal ao puerpério, obteve um cuidado com o foco biológico, surgindo a família como um apoio para os aspectos emocionais. O enfermeiro é o profissional responsável pela criação da confiabilidade da gestante e família, durante o momento do pré-natal até o puerpério. Conclusão: a integralidade do cuidado desenvolvido pelo enfermeiro encontra desafios relacionados à necessidade de uma visão que contemple o processo saúde-doença que rodeia essa mulher.

 


Palavras-chave


Saúde da mulher; Gravidez; Cuidados de Enfermagem; Período pós-parto

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.3995.p1-6.2021

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.