Microbiological quality of water from public drinking fountains in northwestern São Paulo, Brazil

Débora Regina Romualdo da Silva, Alessandra Alcantara de Almeida, Aparecida de Fátima Michelin, Teresa Marilene Bronharo, Camila Michele de Souza Hossotani, Bárbara Braga Ferreira Marta

Resumo


Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica da água, a manutenção e estrutura física de bebedouros públicos localizados no município de Araçatuba - SP. Métodos: Para avaliar a presença ou ausência de Escherichia coli e coliformes totais na água de consumo, 41 amostras foram coletadas aleatoriamente. Treze amostras foram coletadas no ano de 2018 e 28 amostras em 2019. Resultados: Todas as amostras coletadas no ano de 2018 não apresentaram coliformes totais e E. coli. Porém, as amostras coletadas no ano de 2019 apresentaram coliformes em 10% (3/28). Todos os bebedouros analisados demonstraram ser inadequados em pelo menos um dos critérios qualitativos considerados. Conclusão: Nossos resultados indicam que são necessários a manutenção periódica dos bebedouros públicos e o monitoramento de sua água, visto que esses parâmetros servem como indicadores da integridade do sistema de distribuição de água potável.


Palavras-chave


Drinking Water. Waterborne Diseases. Water Microbiology. Escherichia coli. Total Coliforms

Texto completo:

PDFA (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.4132.p1-7.2021

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.