Avaliação in silico da atividade ansiolítica de compostos do extrato de camomila (Matricaria recutita) nos receptores GABAa humanos
Resumo
Objetivo: Avaliar a possível atividade ansiolítica de compostos presentes no extrato padronizado de camomila por meio da interação com o receptor GABAa, como também analisar parâmetros farmacocinéticos das moléculas escolhidas por meio de ferramentas computacionais. Método: Simulação da interação proteína-ligante da apigenina, alfa-bisabolol e camazuleno, por meio de docagem molecular com o receptor GABAa, comparadas com diazepam. Por fim, os parâmetros farmacocinéticos dos três compostos foram calculados, usando a ferramenta on line SwissADME. Resultados: Alfa-bisabolol e camazuleno adequaram-se aos parâmetros farmacocinéticos favoráveis, enquanto a apigenina e o diazepam não atenderam ao perfil de ideal de biodisponibilidade. No estudo docking, as energias de ligação obtidas foram de -5-1 (a-bisabolol), -7,0 (camazuleno), -7,5 (diazepam), e -8.3 kcal/mol (apigenina); também foram observadas ligações do tipo hidrofóbicas, de Van der Waals e interações eletrostáticas. Conclusão: Os parâmetros analisados sugerem a atividade ansiolítica das moléculas estudas. Ademais, mais pesquisas in vivo devem ser realizadas a fim de elucidar os resultados e seus mecanismos e possíveis limitações em humanos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.4200.p1-8.2022
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Journal of Health & Biological Sciences

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.