Perfil epidemiológico dos casos de neoplasias pulmonares durante a pandemia da COVID-19 no Brasil

Tainara Rodrigues Silva, Gabriel David Camargo, Raphael Roberto Gonzaga Estevão, Nikolas Lisboa Coda Dias, Wallisen Tadashi Hattori

Resumo


Objetivo: analisar o perfil epidemiológico dos casos de neoplasia do sistema respiratório que foram diagnosticados e tratados nos anos de 2017 a 2019 e comparar com os casos ocorridos durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Método: estudo transversal com dados de neoplasia maligna da traqueia, dos brônquios e dos pulmões fornecidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Os casos foram coletados e analisados conforme a modalidade terapêutica e o sexo, por meio da incidência anual para cada região brasileira, comparando-se o período da pandemia e os anos de 2017, 2018 e 2019. Resultados: durante a pandemia, nos casos de neoplasias do sistema respiratório, que acometeram o sexo masculino, foram observadas reduções da realização de procedimentos terapêuticos em todas as regiões brasileiras, notando-se, principalmente, diminuições de 68,22%, 19,58% e 57,24% dos casos tratados com cirurgias, quimioterapia e radioterapia na Região Nordeste. Nos casos de neoplasias que acometeram o sexo feminino, foram detectados aumentos de cirurgias e reduções de radioterapia em todas as regiões federativas, notando-se, principalmente, um aumento de 64,03% e uma redução de 59,73%, respectivamente, dos casos tratados com cirurgia no Centro-Oeste e com radioterapia no Sudeste. Conclusão: o remanejamento dos tratamentos está correlacionado aos aumentos e às reduções dos casos tratados de neoplasias do sistema respiratório. Nesse contexto, os serviços de saúde devem adotar medidas para reduzir a exposição e a contaminação dos indivíduos com a COVID-19, de modo que os tratamentos oncológicos não sejam afetados, e evitar desfechos graves.


Palavras-chave


Neoplasias Pulmonares; Radioterapia; Cirurgia Torácica; COVID-19;Avaliação de Resultados em Cuidados de Saúde

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.4519.p1-7.2022

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.