Relação entre o tempo de espera e o impacto no cotidiano de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho

Dilamar Moreira Pinto, Monica Cristina Batista Melo, Andrea Echeverria Martins Arraes Alencar, Marcelo Carvalho Krause Gonçalves, Romeu Krause Gonçalves, Diego Ariel de Lima

Resumo


Objetivo: avaliar a relação entre a qualidade de vida e o tempo de espera para a realização de artroplastia total do joelho (ATJ) em pacientes usuários do sistema público de saúde. Método: estudo observacional, retrospectivo, do tipo corte transversal, entre janeiro a junho de 2021. Foram incluídos no estudo os pacientes com idade igual ou superior a 50 anos que adentraram em fila de espera para tratamento cirúrgico por artroplastia total do joelho, desde setembro de 2018, em um hospital público terciário. Os dados foram coletados por meio de questionário desenvolvido e validado pelo próprio serviço de psicologia da instituição e processados por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: trinta pacientes participaram da pesquisa, com idade de 67 ± 6,63 anos, 70% do sexo feminino com renda mensal média de R$1.558,00. Quanto ao tempo de espera pela ATJ, 56,67% dos pacientes esperaram até 90 dias; 16,67% entre 90 e 180 dias e 26,67% esperaram mais de 180 dias. Foi demonstrada melhora significativa entre as condições clínicas pré e pós ATJ, como mobilidade, edema, rigidez matinal e dor. A redução da dor foi preditora significativamente mais associada com a satisfação com o procedimento. Análise de regressão verificou que os piores resultados foram encontrados nos pacientes que esperaram por mais de 90 dias pela ATJ. Conclusão: o tempo de espera causa um impacto significativo no cotidiano dos pacientes submetidos à ATJ. Quanto maior o tempo de espera, piores são os resultados funcionais, a satisfação e a qualidade de vida desses pacientes.


Palavras-chave


Joelho/cirurgia; Artroplastia do joelho; Sistema único de saúde

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.4550.p1-6.2022

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.