Nematódeos de interesse médico veterinário em represa urbana no município de Catalão, no sudeste do estado de Goiás, Brasil

Bruna Simão de Oliveira, Juliana Veloso da Silva, Heliana Batista de Oliveira

Resumo


Objetivo: realizar análises parasitológicas em amostras de solo provenientes da represa da Bica situada no município de Catalão-GO. Métodos: a área do entorno da represa foi dividida em cinco parcelas, sendo realizadas coletas em dois pontos de cada parcela, superior e inferior. Foram realizadas quatro coletas em dias alternados, totalizando 40 amostras de, aproximadamente, 50g da camada superficial do solo, com profundidade máxima de cinco centímetros. As amostras foram processadas no Setor de Diagnóstico Parasitológico do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Para as análises parasitológicas, foram utilizados cinco métodos encontrados na literatura, Rugai, Willis, Sedimentação espontânea, Ritchie e Ritchie modificado. Resultados: pelo método de Rugai, foi possível detectar larvas rabditoides do gênero Ancylostoma e Strongyloides. Utilizando o método de Ritchie modificado, foram encontrados ovos de Ascaris lumbricoidese Ancylostoma sp. Conclusão: a presença de formas evolutivas no solo da represa indica contaminação por dejetos animais e humanos, favorecendo o estabelecimento de ciclos biológicos das espécies encontradas e de outras diferentes zoonoses. Os dados obtidos demonstram a importância de sensibilizar a população de medidas de promoção da saúde, além de ações preventivas e programas de educação em saúde.


Palavras-chave


Geo Helmintos; Larva rabditóide; Ancylostoma sp.; Strongyloides stercoralis

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.4610.p1-6.2022

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.