Caderneta da Criança: análise situacional de sua utilização por profissionais no nordeste brasileiro

Caroline Soares Nobre, Francisco Ariclene Oliveira, Carlos André Moura Arruda, Camila Machado de Aquino, Ruanna Lorna Vieira Fernandes, Jaqueline Brito Silva, Maria do Socorro de Sousa, Marcia Maria Tavares Machado

Resumo


Objetivo: analisar as habilidades e as práticas de profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família e demais áreas, educação e serviço social em municípios do nordeste brasileiro (Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí), precedente à formação acerca da utilização da Caderneta da Criança. Métodos: Estudo transversal que faz parte de um projeto de Formação de profissionais para o uso da Caderneta da Criança. A população do estudo foi constituída de 140 profissionais que atuam na atenção à criança, em saúde, educação e assistência social. O instrumento de coleta de dados foi formulário Google Forms, com questionário estruturado com 55 questões. A pesquisa tem Parecer Nº3554302. Resultados: observa-se que 15,71% avaliam como ruim a capacidade de conhecê-la de forma minuciosa, e apenas 45% e 3,57% como bom e excelente. Quarenta e seis por cento (46,43%) dos profissionais consideram que utilizam muito a caderneta em sua rotina, porém 24,29% dizem que não a utilizam. Apenas 0,71% sempre preenche a CC com dados relativos à aferição da pressão arterial das crianças e 6,45% sempre registram na CC as intercorrências relativas às doenças, os relatórios de internações, acidentes, as alergias e outros agravos da criança. Conclusões: o estudo aponta ser necessário que haja uma formação de profissionais das unidades de saúde, utilizando metodologias mais criativas, de forma alusiva acerca da necessidade de compreensão da CC como um documento de cidadania, com registros de todas as etapas de crescimento e desenvolvimento da criança, além do acompanhamento da vigilância das vacinas administradas.


Palavras-chave


Saúde da Criança; Desenvolvimento Infantil; Formação Profissional; Estudo de Avaliação

Texto completo:

PDFA


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.4612.p1-9.2022

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Journal of Health & Biological Sciences

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Fale Conosco
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.