Repercussões na saúde mental de profissionais da saúde de um hospital público do Recife durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5011.p1-10.2024Palavras-chave:
profissionais de saúde, COVID-19, ansiedade, depressãoResumo
Objetivo: analisar fatores associados à ansiedade e depressão em profissionais de saúde que prestam assistência a pacientes com COVID-19 em um hospital público de Recife. Método: estudo transversal, com aplicação de questionário online contendo variáveis sociodemográficas e relacionadas ao trabalho e instrumento escala de depressão, ansiedade e estresse. Realizadas análises descritivas das variáveis independentes e análise bivariada usando regressão linear da relação entre a variável dependente e das variáveis independentes. Resultados: 77 profissionais responderam ao questionário. A fisioterapia foi a categoria profissional associada à ansiedade, e o setor de atuação no COVID- 19 e o tempo de exercício foram associados à depressão. Conclusão: são imprescindíveis as ações de promoção da saúde mental desses profissionais, considerando, principalmente, os impactos da pandemia de COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Health & Biological Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional