Investigação do aleitamento materno com foco sobre a exclusividade dessa prática no primeiro semestre de vida da criança, em um município do norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5076.p1-6.2024

Palavras-chave:

aleitamento materno, amamentação, estratégias de saúde nacionais

Resumo

Objetivo: investigar o aleitamento materno com foco sobre a exclusividade dessa prática no primeiro semestre de vida da criança, em um município do norte de Minas Gerais. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo realizado com 13 mães com idade entre 24 e 39 anos. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2023, por meio de uma entrevista semiestruturada, e analisados mediante análise temática. Resultados: as mulheres indicaram ter enfrentado dificuldades na prática do aleitamento materno exclusivo, especialmente nos primeiros dias de vida da criança, devido a ingurgitamento, mastite, fissuras mamárias, pressão social e pessoal de leite fraco. Identificou-se como benefícios do aleitamento materno exclusivo a proteção imunológica, o estreitamento de vínculo, a prevenção de doenças e de desnutrição na criança, assim como a aceleração da involução uterina e a prevenção de cânceres na mulher. O apoio da família, do parceiro e da equipe de saúde foi apontado como fatores facilitadores do aleitamento materno, porém indicaram receber poucas orientações dos profissionais sobre amamentação. Conclusão: destaca-se a importância de a equipe de saúde atuar com um olhar zeloso perante esse público, intensificando as orientações sobre aleitamento materno exclusivo a fim de reduzir as dúvidas e dificuldades para elevar as taxas de duração e exclusividade do aleitamento materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)

Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (Favenorte).

Downloads

Publicado

2024-03-22