É possível identificar anomalias dentárias em pacientes com fissura labiopalatina por meio de radiografias panorâmicas?
Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5338.p1-7.2024Palavras-chave:
deformidades craniofaciais, diagnóstico por imagem, radiologiaResumo
Objetivo: revisar a literatura acerca da presença de anomalias dentárias por meio de radiografias panorâmicas de pacientes com fissura labiopalatina. Métodos: a busca foi realizada utilizando-se os descritores DECs/MeSH “Radiography, panoramic”, “Cleft palate” e “Tooth Abnormalities”, submetidos às bases de dados LILACS, SciELO, PubMed e Portal de Periódicos da Capes. Foram aceitos artigos observacionais e de caso-controle, publicados entre 2018 e 2022, em português, inglês ou espanhol. Resultados: trinta e dois artigos foram encontrados a partir dos critérios de inclusão. Dentre eles, foram excluídos artigos de revisão, relatos de caso e livros, além daqueles que não se enquadraram nos objetivos do estudo ou que estivessem publicados exclusivamente em outras línguas. Por fim, 5 artigos compuseram esta revisão. Entre as anomalias dentárias identificadas, a agenesia foi a mais prevalente, acometendo, majoritariamente, o incisivo lateral superior. Outras anomalias encontradas também foram relatadas, como hiperdontia, impactações, dilacerações radiculares, giroversões, geminações e fusões, e distúrbios na erupção. Conclusão: é possível considerar a radiografia panorâmica como recurso auxiliar no diagnóstico dessas anomalias com maior precisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Health & Biological Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional