Avaliação nutricional de pacientes submetidos ao transplante de células tronco hematopoiéticas
abordagem por meio dos critérios GLIM e desfechos clínicos
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.5659.pe5659.2025Palavras-chave:
desnutrição, transplante de células-tronco hematopoéticas, hematologia, avaliação nutricionalResumo
Objetivo: aplicar os critérios Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM) em pacientes submetidos ao TCTH e verificar sua associação com o desfecho clínico e o tempo de permanência hospitalar. Método: estudo transversal realizado com 278 pacientes candidatos a TCTH de um hospital universitário terciário de Fortaleza - Ceará. Os dados demográficos, clínicos, alimentares e antropométricos foram coletados por meio da análise dos prontuários entre os anos de 2019 a 2022. A prevalência de desnutrição foi encontrada a partir dos critérios GLIM. Resultados: a maioria da amostra foi do sexo feminino (51,4%, n= 143). Desse total, o tratamento mais prevalente foi TCTH autólogo (63%, n= 174). De acordo com os resultados obtidos segundo os critérios GLIM, foram detectados 21% (n=36) e 32% (n=33) com diagnóstico de desnutrição no grupo de pacientes submetidos ao TCTH autólogo e alogênico, respectivamente. Conclusão: o presente estudo demonstrou que a desnutrição pelos critérios GLIM não apresenta relação com maior tempo de internação hospitalar e desfechos clínicos de pacientes submetidos ao TCTH. No entanto, mostra um alto índice de desnutrição pelo método GLIM que aponta a necessidade de diagnosticar de forma precoce, com o objetivo de reduzir o percentual de pacientes que chegam desnutridos no transplante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Health & Biological Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional