Síndrome de Burnout em profissionais da atenção primária à saúde durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.5670.p1-9.2025Palavras-chave:
atenção primária à saúde, esgotamento profissional, COVID-19Resumo
Objetivo: este estudo verificou a ocorrência de sinais e sintomas da síndrome de Burnout em profissionais de saúde durante a pandemia de COVID-19. Métodos: trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, realizado com profissionais de saúde que atuaram na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19. Foi aplicado um questionário composto por duas etapas. Na primeira, foram identificadas as condições sociodemográficas e, na segunda, adotou-se a escala Oldenburg Burnout Inventory. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: participaram 53 profissionais, com média de idade de 32,8 anos, dos quais 86,8% eram mulheres e 56,6% tinham ensino superior. Em relação aos fatores preditores da síndrome de Burnout, 59,6% relataram a presença de respeito nas relações internas da instituição, e 64,7% acreditam ter a oportunidade de realizar um trabalho significativo. Diariamente, os profissionais apresentaram sintomas decorrentes da atividade laboral, sendo mais frequentes a dificuldade de memória e concentração (14,3%) e o estado de aceleração contínuo (8,7%). Além disso, 30,2% concordaram plenamente que precisavam de mais tempo para se recuperarem após o trabalho; no entanto, 32,1% consideraram o trabalho um desafio positivo. Aproximadamente, 87,0% foi acometida com exaustão, 83,0% com distanciamento e 75,0% com síndrome de Burnout. Conclusão: os profissionais de saúde deste estudo foram expostos ao risco de serem acometidos pela síndrome de Burnout. Nesse contexto, profissionais de saúde que atuam durante pandemias precisam de suporte nesse período, com a finalidade de prevenir a prevalência de doenças psicológicas e possibilitar maior capacidade de adaptação e resiliência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Health & Biological Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional