Síndrome de Burnout em profissionais da atenção primária à saúde durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.5670.p1-9.2025

Palavras-chave:

atenção primária à saúde, esgotamento profissional, COVID-19

Resumo

Objetivo:  este estudo verificou a ocorrência de sinais e sintomas da síndrome de Burnout em profissionais de saúde durante a pandemia de COVID-19. Métodos: trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, realizado com profissionais de saúde que atuaram na atenção primária à saúde durante a pandemia de COVID-19. Foi aplicado um questionário composto por duas etapas. Na primeira, foram identificadas as condições sociodemográficas e, na segunda, adotou-se a escala Oldenburg Burnout Inventory. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: participaram 53 profissionais, com média de idade de 32,8 anos, dos quais 86,8% eram mulheres e 56,6% tinham ensino superior. Em relação aos fatores preditores da síndrome de Burnout, 59,6% relataram a presença de respeito nas relações internas da instituição, e 64,7% acreditam ter a oportunidade de realizar um trabalho significativo. Diariamente, os profissionais apresentaram sintomas decorrentes da atividade laboral, sendo mais frequentes a dificuldade de memória e concentração (14,3%) e o estado de aceleração contínuo (8,7%). Além disso, 30,2% concordaram plenamente que precisavam de mais tempo para se recuperarem após o trabalho; no entanto, 32,1% consideraram o trabalho um desafio positivo. Aproximadamente, 87,0% foi acometida com exaustão, 83,0% com distanciamento e 75,0% com síndrome de Burnout. Conclusão: os profissionais de saúde deste estudo foram expostos ao risco de serem acometidos pela síndrome de Burnout. Nesse contexto, profissionais de saúde que atuam durante pandemias precisam de suporte nesse período, com a finalidade de prevenir a prevalência de doenças psicológicas e possibilitar maior capacidade de adaptação e resiliência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíssa Mendonça Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil

Cristiane Alves Paz de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Professora Titular do Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-04-01

Como Citar

1.
Alves RM, Carvalho CAP de, Carvalho FS de. Síndrome de Burnout em profissionais da atenção primária à saúde durante a pandemia da COVID-19. J Health Biol Sci. [Internet]. 1º de abril de 2025 [citado 24º de abril de 2025];13(1):1-9. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/jhbs/article/view/5670