Perfil epidemiológico da mortalidade em um hospital de urgência em Sergipe<br>Epidemiological profile of mortality in a hospital of urgency in Sergipe

Autores

  • Áquila Talita Lima Santana Alves Universidade Federal de Sergipe
  • André Faro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v4i2.689.p95-101.2016

Palavras-chave:

Mortalidade Hospitalar, Causas de Morte, Infecção Hospitalar

Resumo

Objetivos: caracterizar o perfil da mortalidade em um Hospital de Urgências de Sergipe nos anos 2013 e 2014 e analisar a relação entre a Causa Básica e a Causa Imediata do óbito. Métodos: estudo descritivo e exploratório, realizado a partir do levantamento de informações do banco de dados da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos da Instituição. Obtiveram-se as estatísticas descritivas para a caracterização do perfil amostral por idade, sexo, ano do óbito, setor do hospital e causas do óbito. Para a avaliação da relação entre a Causa Básica e a Causa Imediata de óbito, analisaram-se valores absolutos e percentuais quanto aos tipos de entrada (Causa Básica) e ao desfecho (Causa Imediata). Resultados: entre 5.455 óbitos, 57,6% foram do sexo masculino e a média de idade foi de 55,7 anos (± 23,5). As Doenças Infecciosas e as Causas Mal Definidas representaram quase metade dos óbitos na Causa Imediata 1 (48,3%). A relação entre Causa Imediata e Básica mostrou que as Doenças Infecciosas são a principal Causa Imediata de óbitos em oito entre onze categorias da Causa Básica. Conclusão: as Doenças Infecciosas e as Causas Mal Definidas exibem notável impacto na mortalidade hospitalar. Além disso, os dados obtidos neste estudo sugerem a viabilidade do uso do registro da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos como parâmetro de avaliação da mortalidade hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áquila Talita Lima Santana Alves, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em medicina pela Universidade Federal de Sergipe, bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho em Redes de Urgência e Emergência(PET RUE), bolsista do Programa de Iniciação Cientifica da UFS(PIBIC/CNPQ) entre os anos de 2011 a 2013.

André Faro, Universidade Federal de Sergipe

Prof. Doutor no Departamento de Psicologia, Tutor PET-Saúde/RUE,São Cristóvão (SE).

Downloads

Publicado

2016-06-29