Qualidade nutricional de dietas da moda veiculadas em revistas não científicas

Autores

  • Andreia Fátima da Silva Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Rio Paranaíba http://orcid.org/0000-0001-8005-5842
  • Virgínia Souza Santos Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus de Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v9i1.3062.p1-5.2021

Palavras-chave:

Dietas da moda, Mulheres, Necessidades nutricionais

Resumo

Objetivo: o presente estudo teve por objetivo analisar a qualidade nutricional de cardápios de dietas da moda veiculadas nas revistas de circulação não cientificas “Malu” e “7 Dias com você”. Métodos: tratou-se de um estudo quali-quantitativo que avaliou cardápios das revistas mencionadas anteriormente, publicadas entre 2015 e 2016. Para a análise do conteúdo nutricional, foi utilizado o software DietWin® para averiguar o valor energético, macronutrientes, o teor de fibra bruta e a quantidade de cálcio, ferro e folato; e para a análise qualitativa, utilizaram-se as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira para oferta de frutas, hortaliças e a presença de alimentos ultraprocessados. Resultados: as dietas analisadas são hipocalóricas; os macronutrientes estão adequados segundo os intervalos de distribuição de macronutrientes para adultos, pois são deficientes em fibras, cálcio, folato e ferro. Em relação à Ingestão Dietética Recomendada, atendem às recomendações para o consumo de hortaliças, são inadequadas em relação ao consumo de frutas e prescrevem alimentos ultraprocessados. Conclusão: a inadequação do conteúdo nutricional das dietas leva a prejuízos nutricionais e estão relacionadas às carências e aos excessos alimentares. Portanto, faz-se necessária a prescrição de dietas individualizadas por meio de avaliação detalhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Fátima da Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Rio Paranaíba

Discente do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus de Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil.

Virgínia Souza Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus de Rio Paranaíba

Nutricionista. Doutora. Docente do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus de Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15