A “PERGUNTA PELA MULHER” NAS CIÊNCIAS CRIMINAIS: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA FEMINISTA PARA O CAMPO DO DIREITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v19i32.p316-339.2021

Palavras-chave:

Ciências Criminais, Epistemologias feministas, Método legal feminista

Resumo

Objetivo: Este trabalho discute as possibilidades e os desafios da aplicação de um método feminista nas Ciências Criminais. Em diálogo com as epistemologias feministas, especialmente mobilizando a noção de saberes posicionados, propomos um exercício de estranhamento da representação dos sujeitos criminais nos textos acadêmicos.

Contextualização: As discussões deste artigo são resultado de uma experiência de pesquisa documental centrada nas representações das mulheres que cometem o crime de comércio ilegal de entorpecentes, tendo como fonte artigos científicos publicados em um importante periódico da área. Para destacar as marcas de gênero nesses textos, empregamos o método legal feminista desenvolvido pela autora estadunidense Katharine Bartlett no texto Feminist Legal Methods (1990).

Metodologia: O presente artigo é fruto das reflexões teóricas, políticas e, especialmente, epistemológicas, que surgiram no delineamento metodológico desta pesquisa. Nesse sentido, realizamos, neste artigo, uma revisão da literatura nacional e internacional, especialmente produções feministas sobre métodos e políticas de produção de conhecimento no Direito.

Resultados e contribuições: Com este trabalho, buscamos contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na interface de Gênero e Direito, que permitam pensar não só em outros caminhos, mas também em outras perguntas referentes ao campo das Ciências Criminais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Cardoso Ferreira, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP- campus Franca

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESP. Graduada em Direito pela USP-RP.

Ana Gabriela Mendes Braga, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP- campus Franca

Pós-doutora pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - UMinho) e Universidade em Brasília (UnB). Mestra e doutora em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche junto ao Departamento de Antropologia da Universitat de Barcelona (UB).

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

FERREIRA, Letícia Cardoso; BRAGA, Ana Gabriela Mendes. A “PERGUNTA PELA MULHER” NAS CIÊNCIAS CRIMINAIS: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA FEMINISTA PARA O CAMPO DO DIREITO. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 19, n. 32, p. 316–339, 2021. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v19i32.p316-339.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/3908. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais