DEMOCRACIA AGONÍSTICA POR OPOSIÇÃO AO NARCISISMO POLÍTICO: CONTRA O ÓDIO COMO FORMA DE FAZER POLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v20i33.p83-102.2022

Palavras-chave:

egocentrismo, narcisismo político, antagonismo, democracia agonística, Chantal Mouffe

Resumo

Objetivo: O presente artigo tem como objetivos: 1) apontar como o egocentrismo e o egoísmo constituem uma cultura de fundo que inviabiliza a política democrática e, no limite, corroboram o ódio como forma de fazer política; e 2) indicar a democracia agonística, como proposta por Chantal Mouffe, a partir de um debate com Carl Schmitt, como uma forma de fazer política mais consentânea com o pluralismo e, portanto, com o assentimento da alteridade como constitutiva do próprio fazer político.

Metodologia: Para alcançar os objetivos propostos, o artigo apoia-se no método hipotético-dedutivo, mediante a pesquisa bibliográfica em textos que tratam sobre o tema.

Resultados:Individualidade e pluralismo são características centrais do mundo moderno. Contudo, a afirmação excessiva da individualidade produziu situações em que se busca suplantar o pluralismo em nome do sectarismo. Uma cultura de fundo de reforço do ego parece descambar em muitos momentos para um forte egocentrismo e um individualismo brutal. No aspecto político, isso institui práticas alérgicas à alteridade que chegam a suplantar o próprio compromisso com a democracia, abrindo espaço para o ódio como forma de fazer política. Em oposição a essa perspectiva, o artigo indica o modelo agonístico de democracia, conforme sustentado por Chantal Mouffe. Em diálogo com Carl Schmitt, Mouffe defende que a política democrática é um campo de inevitável conflito, todavia esse conflito não deve se dar na forma de um antagonismo onde aquele que pensa diferente seja tomado como um inimigo a ser destruído. No lugar do antagonismo, propõe o agonismo, que significa um permanente embate democrático, porém em condições nas quais o outro não seja visto como inimigo, mas sim como adversário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Cunha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel (UFRJ), mestre (PUC-Rio) e doutor (UFSC) em Direito.

Professor associado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Atua na Pós-Graduação em Direito, na Linha de Pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito, e na Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UERJ.

Downloads

Publicado

2022-01-12

Edição

Seção

Artigos Originais