Formação socioemocional docente: uma análise comparativa
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.125.4871.p39-41.2024Palavras-chave:
formação docente, competências socioemocionais, escola privada, escola públicaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as medidas tomadas pela gestão escolar para desenvolver formações para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública e em uma escola privada sediadas na cidade de Fortaleza - CE. Além da revisão bibliográfica (Bar-On, 1997; Delors, 2010; Gardner, 1983, 1995; Goleman 1995; Jennings; Greenberg, 2009; Estanislau, G. M.; Bressan, R. A., 2014), entre outros, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e comparativa, pela qual observamos como se deu a construção desse saber docente nas escolas pesquisadas. A partir das entrevistas realizadas com as gestoras das escolas, constatamos que, embora conheçam sobre a importância das competências socioemocionais dos docentes, houve confusão entre apoio psicológico e desenvolvimento dessas competências junto ao público docente; elas relataram que os docentes têm acesso limitado a informações relativas ao desenvolvimento socioemocional. Portanto, faz-se necessária uma proposta de formação para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores das escolas pesquisadas.
Palavras-chave: formação docente; competências socioemocionais; escola privada; escola pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.