Museu como espaço não formal para o ensino de ciências: uma revisão integrativa

Autores

  • Charlline Vládia Silva de Melo Universidade Federal do Ceará Doutoranda da Pós graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino -RENOEN - UFC, Fortaleza, CE. https://orcid.org/0000-0002-2702-4745
  • Gilvandenys Leite Sales Prof. Dr. Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, CE. https://orcid.org/0000-0002-6060-2535
  • Antônio de Lisboa Coutinho Junior Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino – Renoen – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, CE. https://orcid.org/0000-0001-7270-7759
  • Domingos Antônio Clemente Maria Silvio Morano Prof. Dr. Faculdade de Medicina – Departamento de Morfologia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE https://orcid.org/0000-0003-1996-4208
  • Gilberto Santos Cerqueira Prof. Dr. Faculdade de Medicina – Departamento de Morfologia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE. https://orcid.org/0000-0001-6717-3772

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.4893.p41-43.2023

Palavras-chave:

museu, ensino de ciências, anatomia humana

Resumo

Locais não formais de educação são espaços nos quais diversas práticas de ensino têm a oportunidade de ocorrer. Neste estudo, exploramos o uso de museus como ferramentas de ensino de ciências, com um foco específico na anatomia humana. Nosso objetivo foi avaliar o potencial pedagógico dos museus para o ensino e determinar se eles permitem a criação de experiências significativas e multidisciplinares. Utilizamos uma metodologia de Revisão Integrativa (RI) que abrange o período de 2012 a 2022. Durante esse processo, buscamos identificar artigos científicos em Língua Portuguesa disponíveis em repositórios digitais, a fim de descrever as abordagens adotadas. Os resultados dessa pesquisa revelaram um total de 392 artigos, no entanto apenas 15 deles foram considerados elegíveis. Essa seleção foi baseada na capacidade dos artigos de apresentar uma interconexão sólida entre teoria e prática no contexto da relação entre museus, ensino de ciências e anatomia. Constatamos que há uma escassez de estudos que se aprofundem nesse modelo pedagógico de ensino por meio de exposições ou objetos expositivos em museus de ciências. Essa abordagem ainda é predominantemente limitada a contextos universitários, em que, muitas vezes,  apresenta-se de maneira passiva na integração com o ensino básico e com a comunidade em geral. Como conclusão, destacamos a necessidade de uma maior exploração e desenvolvimento desse potencial pedagógico.

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Publicado

2024-04-16

Edição

Seção

Artigos de Revisão