Formação do professor universitário: desafios para os novos tempos
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.4897.p29-31.2023Palavras-chave:
ensino superior, universidade, formação de professoresResumo
A formação docente universitária é um tema que vem ganhando visibilidade nas pesquisas sobre quando pensamos as mudanças educacionais ao longo dos últimos tempos. Hoje, percebe-se uma necessidade de repensar a formação desses profissionais, principalmente quando pensamos o processo de formação continuada e os desafios perante o que se apresente nos contextos pós-pandemia. Buscou-se, neste breve ensaio, refletir sobre as implicações para a prática da prática docente no Ensino Superior, assim como refletir sobre sua atuação e os principais desafios que atravessam o cotidiano da prática docente. Como resultados, percebe-se que vários tensionamentos se mostram ao professor universitário, principalmente quando pensamos o lugar social da função da educação, assim como a sua finalidade e quem é o público que hoje chega ao espaço universitário. Há uma necessidade de buscar novas práticas pedagógicas, novos modos de ensinar, refletir sobre o público discente, assim como atentar-se para os desafios da realidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.