Formação do professor universitário: desafios para os novos tempos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.4897.p29-31.2023

Palavras-chave:

ensino superior, universidade, formação de professores

Resumo

A formação docente universitária é um tema que vem ganhando visibilidade nas pesquisas sobre quando pensamos as mudanças educacionais ao longo dos últimos tempos. Hoje, percebe-se uma necessidade de repensar a formação desses profissionais, principalmente quando pensamos o processo de formação continuada e os desafios perante o que se apresente nos contextos pós-pandemia. Buscou-se, neste breve ensaio, refletir sobre as implicações para a prática da prática docente no Ensino Superior, assim como refletir sobre sua atuação e os principais desafios que atravessam o cotidiano da prática docente. Como resultados, percebe-se que vários tensionamentos se mostram ao professor universitário, principalmente quando pensamos o lugar social da função da educação, assim como a sua finalidade e quem é o público que hoje chega ao espaço universitário. Há uma necessidade de buscar novas práticas pedagógicas, novos modos de ensinar, refletir sobre o público discente, assim como atentar-se para os desafios da realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Soares de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Metodologias do Ensino de História (UECE)

 

 

 

Downloads

Publicado

2024-04-16

Edição

Seção

Artigos Originais